Naufus Ramírez-Figueroa
Conversa com artista
A conversa acontece no âmbito da performance “De Espiral en Espiral” comissionada pela TBA21 e co-produzida pela BoCA, em estreia durante a bienal em Madrid, no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia e em Lisboa, no MAC/CCB Museu de Arte Contemporânea e Centro de Arquitetura.
Kiluanji Kia Henda
Memória, Poder e Paisagem: a Arte de Kiluanji Kia Henda
Nesta masterclass, o artista angolano conduz-nos pelo seu universo criativo e reflexivo, situado na vanguarda do pensamento anticolonial, propondo uma reflexão sobre como as gerações que cresceram durante e após a guerra ressignificam esses acontecimentos e analisam o impacto da geopolítica na história de Angola.
Julián Pacomio
Trilogia do Sol
Nesta masterclass, o artista e performer Julián Pacomio partilha o seu percurso artístico e o processo criativo do projeto “A Trilogia do Sol”, uma investigação em torno das diferentes intensidades, mitologias e dramaturgias da luz solar ao longo do dia.
El Conde de Torrefiel
Conversa com artistas
A prática de El Conde Torrefiel cruza teatro, coreografia, artes visuais e literatura, construindo uma linguagem híbrida que se debruça sobre o presente, explorando as relações entre o individual e o coletivo, o privado e o político. A conversa acontece no âmbito da inauguração da instalação “Yo No Tengo Nombre”, patente na Estufa Fria de Lisboa de 9 a 15 de outubro de 2025.
Elvis Guerra apresentará o seu livro Ramonera, que será publicado em Portugal em outubro deste ano pela editora Orfeu Negro, marcando a primeira vez que uma obra é traduzida do zapoteco para Português europeu. Neste contexto, Elvis apresentará os poemas que escreveu com base nas suas experiências pessoais e na sua identidade cultural.
Martim Sousa Tavares
Masterclass a partir da ópera “Adilson”
Nesta masterclass, o maestro e diretor artístico Martim Sousa Tavares partilha o processo criativo da peça “Adilson”, explorando as ideias, escolhas e desafios que marcaram a sua conceção.
Seba Calfuqueo
Conversa com artista
Seba Calfuqueo recorre, através da sua obra, à sua herança cultural e experiência de vida como ponto de partida para propor uma reflexão crítica sobre as dinâmicas sociais, culturais e políticas que envolvem o sujeito mapuche na sociedade chilena contemporânea e latino-americana.