Bienal 2025 – Camino Irreal

11 – 12 setembro

Madrid

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía

20 setembro

Lisboa

MAC/CCB Museu de Arte Contemporânea e Centro de Arquitetura

performance

Entrada livre

Naufus Ramírez-Figueroa

De Espiral en Espiral

Tomando como ponto de partida os baralhos de cartas — artefactos coloniais regulados com rigor pela Coroa Espanhola como forma de controlo económico e simbólico — Ramírez-Figueroa traça um percurso sinuoso entre imposição e desvio, poder e feitiçaria. Na sua família, essas mesmas cartas, outrora instrumento de jogo e de lucro imperial, tornaram-se ferramentas de adivinhação nas mãos das mulheres, veículos de sobrevivência e transmissão de saberes ocultos.

11 setembro – 15 outubro

Lisboa

Cinemateca Portuguesa

13 setembro – 23 outubro

Madrid

Filmoteca Española

cinema

João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata

Malamor / Tainted Love

“Malamor / Tainted Love” é o nome do ciclo de cinema que junta a BoCA, a Cinemateca Portuguesa e a Filmoteca Española, numa colaboração dedicada ao cinema como território afetivo, político e inclassificável.

13 setembro

Madrid

La Casa Encendida

20 setembro

Madrid

Esta es una plaza

11 outubro

Madrid

Esta es una plaza

Instalação, Artes Visuais, performance

Entrada livre

Gabriel Chaile, Batuko Tabanka, Batucada Sico Bana, Agnes Essonti, Megane Mercury, Estefanía Santiago

Alcindo Monteiro

A escultura-forno “Alcindo Monteiro” de Gabriel Chaile presta homenagem ao jovem português de origem cabo-verdiana assassinado em 1995, em Lisboa, num crime racista que se tornou símbolo da luta contra o racismo em Portugal. A instalação estará patente de 13 de setembro a 13 de outubro e as ativações terão lugar nos dias 13, 20 de setembro e 11 de outubro.

22 setembro

Madrid

Nave de Terneras del Centro Cultural Casa del Reloj

27 – 28 setembro

Lisboa

Carpintarias de São Lázaro

dança

Elena Córdoba, Francisco Camacho

Uma ficção na dobra do mapa

Um reencontro entre dois coreógrafos, que regressam a um diálogo iniciado há dez anos, onde a memória e o corpo são arquivos vivos. Partindo da ideia de se habitar mutuamente, este projeto revisita a partilha profunda entre ambos, agora consciente das transformações do tempo e do modo como o passado ressoa no presente.

23 setembro

Madrid

Goethe-Institut Madrid

3 outubro

Lisboa

Fundação PLMJ

masterclass, talk, Artes Visuais

Entrada livre

Kiluanji Kia Henda

Memória, Poder e Paisagem: a Arte de Kiluanji Kia Henda

Nesta masterclass, o artista angolano conduz-nos pelo seu universo criativo e reflexivo, situado na vanguarda do pensamento anticolonial, propondo uma reflexão sobre como as gerações que cresceram durante e após a guerra ressignificam esses acontecimentos e analisam o impacto da geopolítica na história de Angola.

27 setembro

Madrid

Goethe-Institut Madrid

28 setembro

Lisboa

Biblioteca Nacional de Portugal

performance

Entrada livre

Isabel Cordovil

História do Escudo

A performance convida o público a uma caminhada reflexiva, com início no Goethe-Institut, em Madrid, e na Biblioteca Nacional, em Lisboa, rumo ao local da ação, reimaginando coletivamente a relação entre cuidado, resistência e espaço público. Integrado no ciclo “Quero Ver as Minhas Montanhas”.

27 – 28 setembro

Madrid

Museo Nacional del Prado

5 outubro

Madrid

Museo Nacional del Prado

teatro, dança

Tiago Rodrigues, Sofia Dias & Vítor Roriz, Patrícia Portela, Angélica Liddell, Rodrigo García

Palavras e Gestos: para uma coleção performativa no Museo del Prado

“Palavras e Gestos” consiste num ciclo que convida quatro artistas de teatro – Tiago Rodrigues (PT) com Sofia Dias & Vítor Roriz (PT), Patrícia Portela (PT), Angélica Liddell (ES) e Rodrigo García (AR/ES) – a escrever e dirigir criações inspiradas em obras da coleção do Museu do Prado.

28 setembro

Madrid

Parque de El Retiro

26 outubro

Lisboa

Lago do Jardim do Campo Grande

performance

Entrada livre

Gemma Luz Bosch

El Sonido del Barro

Gemma Luz Bosch cria instrumentos de cerâmica que transformam barro em música. Nesta performance, conduz o público por uma escuta íntima e atenta. Artesanato, som e paisagem fundem-se, revelando a poesia da terra moldada .Integrado no ciclo “Quero Ver as Minhas Montanhas”.

3 outubro

Lisboa

CAM - Centro de Arte Moderna Gulbenkian

9 outubro

Madrid

Museo del Traje

conferência, performance

Pedro G. Romero, Niño de Elche

Descomposición/Choro

Esta conferência-performance assume-se como uma escuta da fronteira que recusa a sua conotação como linha de separação, mas que a abraça como zona vibrante de encontros e tensões, onde a música, a língua e as práticas coletivas continuam a (re)escrever histórias por vir.

3 – 4 outubro

Madrid

Teatro de la Abadía

25 – 26 outubro

Lisboa

Teatro do Bairro Alto

teatro

Alberto Cortés, João Gabriel

Os Rapazes da Praia Adoro

Uma criação que junta teatro e pintura para explorar o encontro íntimo entre dois corpos masculinos, um português e outro espanhol, numa praia imaginária situada entre Lisboa e Madrid. Este lugar simbólico torna-se um espaço de ligação e cura, onde a intimidade e o desejo se cruzam, evocando memórias do cinema pornográfico dos anos 70 e 80. A peça propõe outras formas de entender a sexualidade masculina, marcada pela delicadeza, a poesia e a necessidade de afeto.

4 outubro

Lisboa

Fundação Calouste Gulbenkian / Anfiteatro ao ar livre

11 outubro

Madrid

Museo del Traje

Concerto

Niño de Elche, Pedro G. Romero

El cante rasgueado

Na raia que separa — ou une — o sul de Portugal, Huelva e a Extremadura, o som opera como um elo de ligação entre geografias e histórias. Aí se escutam o cante alentejano com as suas violas campaniças, o fandango cané de Alosno entoado por grupos de homens sobre o rasgueado incessante das guitarras, ou ainda os tangos e jaleos luso-extremenhos transmitidos por comunidades ciganas.

15 outubro

Lisboa

Cinemateca Portuguesa

23 outubro

Madrid

Filmoteca Española

cinema

João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata

13 Alfinetes

Encomendada pela BoCA, “13 Alfinetes” é o novo filme de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, uma ficção que cruza devoção, desejo e espectros. Inspirado num milagre atribuído a Santo António e filtrado pelo olhar inquieto dos realizadores, o filme parte de um episódio lendário para construir um relato contemporâneo sobre fé, vingança e desilusão.

16 outubro

Lisboa

Teatro da Garagem / Teatro Taborda

17 outubro

Madrid

Sala Berlanga

Concerto, música

Tânia Carvalho, Rocío Guzmán

Nossas Mãos / Nuestras Manos

Concerto íntimo onde duas vozes singulares, vindas de universos distintos, se encontram num diálogo sensível entre o português e o espanhol, entre a melancolia e a força.

17 – 18 outubro

Madrid

Réplika Teatro

performance, cinema, música

Raquel André

Belonging | E di | Pertenencia | Zugehörigkeit | Pertença | 絆

Encontrar pessoas, conhecer as suas histórias pessoais, de vida, de memórias cheias de futuro. Este espetáculo que poderia ser uma sessão de cinema performativo sugere uma imersão à complexidade da ideia de pertencimento.

25 outubro

Madrid

Goethe-Institut Madrid

performance

Entrada livre

Encuentros (im)posibles

Jovens artistas entre os 16 e os 21 anos exploram, em dois laboratórios localizados em Lisboa e Madrid, o tempo, o espaço e o coletivo. Em “Encuentros (im)posibles”, habitam mapas construídos coletivamente, explorando desvios, rituais e possibilidades de caminhar lado a lado.