10 setembro – 26 outubro

Lisboa

Espaço BoCA

Instalação

Entrada livre

Os Espacialistas

Mappa: Concetto Spaziale

Concebida para o Espaço BoCA, em Lisboa, a instalação cenográfica Espacialista intitulada “Mappa: Concetto Spaziale” foi criada para ser o ponto de encontro da bienal, um espaço que acolhe concertos, performances, conversas, workshops, uma loja e momentos de convívio.

11 setembro – 15 outubro

Lisboa

Cinemateca Portuguesa

13 setembro – 23 outubro

Madrid

Filmoteca Española

cinema

João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata

Malamor / Tainted Love

“Malamor / Tainted Love” é o nome do ciclo de cinema que junta a BoCA, a Cinemateca Portuguesa e a Filmoteca Española, numa colaboração dedicada ao cinema como território afetivo, político e inclassificável.

11 setembro – 10 outubro

Lisboa

Sociedade Nacional de Belas Artes

Instalação, cinema

Entrada livre

João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata

Sem Antes Nem Depois

Uma instalação fílmica de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, que convoca o passado para interrogar o presente. Partindo do seu filme “Onde Fica Esta Rua? ou Sem Antes Nem Depois” (2022), realizado em plena pandemia e filmado em 16 mm, os dois cineastas propõem agora um dispositivo de diálogo com o filme “Os Verdes Anos” (1963), obra inaugural de Paulo Rocha e do Novo Cinema Português.

12 – 14 setembro

Lisboa

Centro Cultural de Belém

19 setembro

Theatro Circo

24 – 25 outubro

Teatro das Figuras

7 novembro

Teatro Aveirense

opera

Dino D’Santiago

Adilson

Mais do que um indivíduo, Adilson representa milhares de pessoas deixadas nas margens do sistema. A ópera transforma a espera em poesia e faz da invisibilidade um ato de resistência.

13 setembro

Madrid

La Casa Encendida

20 setembro

Madrid

Esta es una plaza

11 outubro

Madrid

Esta es una plaza

Instalação, Artes Visuais, performance

Entrada livre

Gabriel Chaile

Alcindo Monteiro

A escultura-forno “Alcindo Monteiro” de Gabriel Chaile presta homenagem ao jovem português de origem cabo-verdiana assassinado em 1995, em Lisboa, num crime racista que se tornou símbolo da luta contra o racismo em Portugal. A instalação estará patente de 13 de setembro a 13 de outubro e as ativações terão lugar nos dias 13, 20 de setembro e 11 de outubro.

19 setembro – 26 outubro

Lisboa

Galerias Municipais EGEAC - Galeria Quadrum

Instalação, Artes Visuais

Entrada livre

Adriana Proganó

Echoes of whispers, plimplim

Através de esculturas dispostas no espaço, o visitante é conduzido a perceber sonoridades provenientes de lugares inusitados, expandindo a escuta para além do habitual.

28 setembro

Madrid

Parque de El Retiro

25 outubro

Lisboa

(LIS)

performance

Entrada livre

Gemma Luz Bosch

El Sonido del Barro

Gemma Luz Bosch cria instrumentos de cerâmica que transformam barro em música. Nesta performance, conduz o público por uma escuta íntima e atenta. Artesanato, som e paisagem fundem-se, revelando a poesia da terra moldada .Integrado no ciclo “Quero Ver as Minhas Montanhas”.
outubro

3 – 4 outubro

Madrid

Teatro de la Abadía

25 – 26 outubro

Lisboa

Teatro do Bairro Alto

teatro

Alberto Cortés, João Gabriel

Os Rapazes da Praia Adoro

Uma criação que junta teatro e pintura para explorar o encontro íntimo entre dois corpos masculinos, um português e outro espanhol, numa praia imaginária situada entre Lisboa e Madrid. Este lugar simbólico torna-se um espaço de ligação e cura, onde a intimidade e o desejo se cruzam, evocando memórias do cinema pornográfico dos anos 70 e 80. A peça propõe outras formas de entender a sexualidade masculina, marcada pela delicadeza, a poesia e a necessidade de afeto.

4 outubro

Lisboa

Fundação Calouste Gulbenkian / Anfiteatro ao ar livre

11 outubro

Madrid

Museo del Traje

Concerto

Niño de Elche, Pedro G. Romero

El cante rasgueado

Na raia que separa — ou une — o sul de Portugal, Huelva e a Extremadura, o som opera como um elo de ligação entre geografias e histórias. Aí se escutam o cante alentejano com as suas violas campaniças, o fandango cané de Alosno entoado por grupos de homens sobre o rasgueado incessante das guitarras, ou ainda os tangos e jaleos luso-extremenhos transmitidos por comunidades ciganas.

5 outubro

Lisboa

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

12 outubro

Lisboa

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

19 outubro

Lisboa

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Instalação, Artes Visuais, performance

Entrada livre

Kiluanji Kia Henda

Coral dos Corpos sem Norte

Concebida como um labirinto habitável de grande escala, a instalação é composta por gradeamentos com padrões distintos, numa alusão direta à arquitetura urbana e à chamada “geometria do medo”.

9 – 15 outubro

Lisboa

Estufa Fria

Instalação, performance

El Conde de Torrefiel

Yo No Tengo Nombre

A instalação performativa “Yo No Tengo Nombre” usa um ecrã LED que atravessa a paisagem, projetando um texto entre o poético e o profético. Este discurso questiona a relação entre o ser humano e a natureza, invertendo o papel do observador: e se for a natureza a olhar e nomear-nos?

10 outubro

Lisboa

A Voz do Operário

performance, música, cinema

Chrystabell

The Spirit Lamp

Chrystabell apresenta “The Spirit Lamp”, um espetáculo que nos transporta para um território onde a música e a imagem se tornam luminescência, mapeado pela memória criativa de David Lynch.

11 – 12 outubro

Lisboa

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

workshop, dança

Elena Córdoba

Anatomia poética: o calor vital dos vivos

Durante dois dias, Elena Córdoba convida os participantes a focarem-se num elemento muitas vezes invisível, porém essencial: o calor. O calor como movimento primário da vida. Como linguagem silenciosa. Produzido e dissipado continuamente — pela pele, pela respiração, pelos cabelos — o calor é aqui explorado como matéria coreográfica e meio de relação.

11 outubro

Lisboa

Panteão Nacional

performance

Entrada livre

Milo Rau, Servane Dècle

O Julgamento Pelicot

Vigília performativa que reconstrói o caso real e devastador de Gisèle Pelicot. Concebida por Milo Rau e Servane Dècle, a peça transforma o palco num tribunal expandido, dando voz à vítima e expondo a banalidade da violência e o silêncio cúmplice que a sustenta.

15 outubro

Lisboa

Cinemateca Portuguesa

23 outubro

Madrid

Filmoteca Española

cinema

João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata

13 Alfinetes

Encomendada pela BoCA, “13 Alfinetes” é uma nova curta-metragem de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, uma ficção que cruza devoção, desejo e espectros. Inspirado num milagre atribuído a Santo António e filtrado pelo olhar inquieto dos realizadores, o filme parte de um episódio lendário para construir um relato contemporâneo sobre fé, vingança e desilusão.

15 outubro

Lisboa

Espaço BoCA

leitura, performance

Entrada livre

Elvis Guerra

Ramonera

Elvis Guerra apresentará o seu livro Ramonera, que será publicado em Portugal em outubro deste ano pela editora Orfeu Negro, marcando a primeira vez que uma obra é traduzida do zapoteco para Português europeu. Neste contexto, Elvis apresentará os poemas que escreveu com base nas suas experiências pessoais e na sua identidade cultural.

16 outubro

Lisboa

Teatro da Garagem / Teatro Taborda

17 outubro

Madrid

Sala Berlanga

Concerto, música

Tânia Carvalho, Rocío Guzmán

Nossas Mãos / Nuestras Manos

Concerto íntimo onde duas vozes singulares, vindas de universos distintos, se encontram num diálogo sensível entre o português e o espanhol, entre a melancolia e a força.

16 outubro

Lisboa

8 Marvila

performance, dança

Candela Capitán

SOLAS

A performance “SOLAS” aborda a sobre-exposição do corpo feminino na era digital. Cinco intérpretes, cinco computadores e uma plataforma de streaming partilham o mesmo espaço — físico e virtual — num dispositivo coreográfico onde um grupo de performers mulheres se contemplam a si mesmas enquanto são observadas, numa encenação que confronta o olhar, a repetição e a vigilância.

17 – 18 outubro

Madrid

Réplika Teatro

performance, cinema, música

Raquel André

Belonging | E di | Pertenencia | Zugehörigkeit | Pertença | 絆

Encontrar pessoas, conhecer as suas histórias pessoais, de vida, de memórias cheias de futuro. Este espetáculo que poderia ser uma sessão de cinema performativo sugere uma imersão à complexidade da ideia de pertencimento.

18 outubro

Lisboa

Espaço BoCA

Concerto, música

Maria Reis

Suspiro…

Entre guitarras acústicas e elétricas, ritmos depurados e harmonias vocais suspensas, constrói canções que são simultaneamente confissão e convite, cruzando fragilidade e luminosidade pop.

19 outubro

Lisboa

Espaço BoCA

performance

Entrada livre

Julián Pacomio

Os Teus Mortos

Na fronteira entre texto e performance, entre palavra e coreografia, “Os Teus Mortos” propõe uma dramaturgia da cegueira: uma visão expandida a partir da escuridão, onde o invisível deixa de ser ausência e se torna matéria dramatúrgica. A apresentação pública resultante da residência artística será um ritual de passagem, um gesto que abraça o fim do dia como espaço de vitalidade, de beleza e de reinvenção dos nossos mortos — e dos nossos modos de viver com eles.

21 outubro

Lisboa

Fundação PLMJ

masterclass, talk, música

Entrada livre

Martim Sousa Tavares

Masterclass a partir da ópera “Adilson”

Nesta masterclass, o maestro e diretor artístico Martim Sousa Tavares partilha o processo criativo da peça “Adilson”, explorando as ideias, escolhas e desafios que marcaram a sua conceção.

22 outubro

Lisboa

Espaço BoCA

talk

Entrada livre

Seba Calfuqueo

Conversa com artista

Seba Calfuqueo recorre, através da sua obra, à sua herança cultural e experiência de vida como ponto de partida para propor uma reflexão crítica sobre as dinâmicas sociais, culturais e políticas que envolvem o sujeito mapuche na sociedade chilena contemporânea e latino-americana.

22 – 25 outubro

Lisboa

Espaço BoCA

workshop, performance, Artes Visuais

Seba Calfuqueo

Situar el cuerpo

No workshop, que resulta numa partilha pública performativa e uma conferência da artista, no Espaço BoCA, a artista procura trazer uma reflexão contemporânea sobre as relações entre o humano e o que entendemos como natureza, desenvolvendo um ponto de rutura no qual podemos entender que esses dois conceitos podem coexistir.

24 – 25 outubro

Lisboa

Panteão Nacional

Concerto, dança

Aurora Bauzà & Pere Jou

A BEGINNING #16161D

Cinco bailarinos-cantores, equipados com luzes portáteis, respiram, caminham e falam, numa composição em que o corpo que canta se dissocia do corpo que se move.

24 – 25 outubro

Lisboa

Academia das Ciências de Lisboa

dança

Marcos Morau

Totentanz

Espetáculo concebido para espaços não convencionais, onde a figura da morte regressa ao centro da cena. Inspirando-se na tradição da “dança da morte”, propõe um ritual contemporâneo de evocação e escuta, onde o movimento coreografa o medo e a fragilidade da existência. Entre espectros e silêncio, a peça questiona o sentido de morrer numa era que já esqueceu o de viver, convocando o público para um luto partilhado e uma meditação poética sobre o fim.

25 outubro

Madrid

Goethe-Institut Madrid

26 outubro

Lisboa

Espaço BoCA

performance

Entrada livre

Criação resultante do BoCA Sub21

BoCA Sub21 é um projeto de carácter participativo e experimental no qual um coletivo de jovens entre 16 e 21 anos acompanha a programação da bienal e as questões que ela pode levantar. Em 2025 serão constituídos dois grupos, cada qual numa das cidades da bienal: Lisboa e Madrid.

25 outubro

Lisboa

Espaço BoCA

performance, Artes Visuais

Entrada livre

Partilha pública do workshop “Situar el cuerpo”

Partilha pública a partir do workshop dirigido pela artista Seba Calfuqueo que procura trazer uma reflexão contemporânea sobre as relações entre o humano e o que entendemos como natureza, desenvolvendo um ponto de rutura no qual podemos entender que esses dois conceitos podem coexistir.

10 – 28 setembro

Lisboa

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

10 – 26 setembro

Lisboa

Carpintarias de São Lázaro

Exposição, Artes Visuais

Felipe Romero Beltrán

Dialecto

Em Dialecto, o artista colombiano Felipe Romero Beltrán cruza fotografia, performance e coreografia para refletir sobre a violência burocrática que recai sobre jovens migrantes em Espanha.

10 setembro

Lisboa

Espaço BoCA

Instalação, performance, música

Entrada livre

Os Espacialistas, Farra Fanfarra, Veludo

Inauguração Espaço BoCA

Com instalação cenográfica do coletivo de arquitetura Os Espacialistas, que nos guiarão pelos cantos da casa, abrimos portas do Espaço BoCA com trompetes, trombones e tubas ao som de Farra Fanfarra, para depois nos deixarmos levar pelas batidas do DJ set de Veludo.

11 – 12 setembro

Madrid

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía

20 setembro

Lisboa

MAC/CCB Museu de Arte Contemporânea e Centro de Arquitetura

performance

Entrada livre

Naufus Ramírez-Figueroa

De Espiral en Espiral

Tomando como ponto de partida os baralhos de cartas — artefactos coloniais regulados com rigor pela Coroa Espanhola como forma de controlo económico e simbólico — Ramírez-Figueroa traça um percurso sinuoso entre imposição e desvio, poder e feitiçaria. Na sua família, essas mesmas cartas, outrora instrumento de jogo e de lucro imperial, tornaram-se ferramentas de adivinhação nas mãos das mulheres, veículos de sobrevivência e transmissão de saberes ocultos.

13 – 14 setembro

Lisboa

Sala Estúdio Valentim de Barros / Jardins do Bombarda (TNDM II)

performance

Julián Pacomio

Toda la Luz del Mediodía

Segunda parte de uma trilogia de longa duração, este projeto explora o momento do meio-dia, onde a luz intensa e vertical traz tanto clareza como peso. A obra investiga a transição entre o excesso de energia e a quietude, a exposição e o apagamento, traduzindo numa coreografia a tensão entre calor, descanso e visibilidade.

19 – 20 setembro

Lisboa

Culturgest

teatro, performance

Tianzhuo Chen, Siko Setyanto

Ocean Cage

Espetáculo imersivo que combina instalação, dança e cinema, inspirado nas tradições de Lamalera, na Indonésia. Explora ecologia, espiritualidade e relações de interdependência entre espécies, numa experiência sensorial onde rituais ancestrais se cruzam com visões de futuro.

20 setembro

Lisboa

MAC/CCB Museu de Arte Contemporânea e Centro de Arquitetura

talk, Artes Visuais

Entrada livre

Naufus Ramírez-Figueroa

Conversa com artista

A conversa acontece no âmbito da performance “De Espiral en Espiral” comissionada pela TBA21 e co-produzida pela BoCA, em estreia durante a bienal em Madrid, no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia e em Lisboa, no MAC/CCB Museu de Arte Contemporânea e Centro de Arquitetura.

20 – 21 setembro

Lisboa

Sala Estúdio Valentim de Barros / Jardins do Bombarda (TNDM II)

teatro

Kiluanji Kia Henda

Coral dos Corpos sem Norte

No espetáculo de teatro “Coral dos Corpos sem Norte”, Kiluanji Kia Henda pensa a migração como um processo da pemba. O ir como um voltar. A viagem como um ficar no sítio. Uma maldição que nos acompanha a cada passo e nos leva de regresso ao ponto de partida.

22 setembro

Madrid

Nave de Terneras del Centro Cultural Casa del Reloj

27 – 28 setembro

Lisboa

Carpintarias de São Lázaro

dança

Elena Córdoba, Francisco Camacho

Uma ficção na dobra do mapa

Um reencontro entre dois coreógrafos, que regressam a um diálogo iniciado há dez anos, onde a memória e o corpo são arquivos vivos. Partindo da ideia de se habitar mutuamente, este projeto revisita a partilha profunda entre ambos, agora consciente das transformações do tempo e do modo como o passado ressoa no presente.

23 setembro

Madrid

Goethe-Institut Madrid

3 outubro

Lisboa

Fundação PLMJ

masterclass, talk, Artes Visuais

Entrada livre

Kiluanji Kia Henda

Memória, Poder e Paisagem: a Arte de Kiluanji Kia Henda

Nesta masterclass, o artista angolano conduz-nos pelo seu universo criativo e reflexivo, situado na vanguarda do pensamento anticolonial, propondo uma reflexão sobre como as gerações que cresceram durante e após a guerra ressignificam esses acontecimentos e analisam o impacto da geopolítica na história de Angola.

27 setembro

Madrid

Goethe-Institut Madrid

28 setembro

Lisboa

Biblioteca Nacional de Portugal

performance

Entrada livre

Isabel Cordovil

História do Escudo

A performance convida o público a uma caminhada reflexiva, com início no Goethe-Institut, em Madrid, e na Biblioteca Nacional, em Lisboa, rumo ao local da ação, reimaginando coletivamente a relação entre cuidado, resistência e espaço público. Integrado no ciclo “Quero Ver as Minhas Montanhas”.

27 – 28 setembro

Madrid

Museo Nacional del Prado

5 outubro

Madrid

Museo Nacional del Prado

teatro, dança

Tiago Rodrigues, Sofia Dias & Vítor Roriz, Patrícia Portela, Angélica Liddell, Rodrigo García

Palavras e Gestos: para uma coleção performativa no Museo del Prado

“Palavras e Gestos” consiste num ciclo que convida quatro artistas de teatro – Tiago Rodrigues (PT) com Sofia Dias & Vítor Roriz (PT), Patrícia Portela (PT), Angélica Liddell (ES) e Rodrigo García (AR/ES) – a escrever e dirigir criações inspiradas em obras da coleção do Museu do Prado.

1 outubro

Lisboa

Cinema Fernando Lopes

performance, cinema

Ana Pérez-Quiroga

¿De qué casa eres?

Associado à projeção do filme, na performance criada para a BoCA 2025, “De qué casa eres? – performance #1”, o palco prolonga essa cartografia da memória. Uma mesa de jogo, um candeeiro, um banco: elementos que convocam a intimidade do lar e o espaço do jogo.

3 outubro

Lisboa

CAM - Centro de Arte Moderna Gulbenkian

9 outubro

Madrid

Museo del Traje

conferência, performance

Pedro G. Romero, Niño de Elche

Descomposición/Choro

Esta conferência-performance assume-se como uma escuta da fronteira que recusa a sua conotação como linha de separação, mas que a abraça como zona vibrante de encontros e tensões, onde a música, a língua e as práticas coletivas continuam a (re)escrever histórias por vir.

4 outubro

Lisboa

Espaço BoCA

Concerto, performance

Tristany Mundu

Ensaios de uma cidade à volta de uma cidade

“Ensaios de uma cidade volta de uma cidade” é uma performance acústica que propõe uma reflexão sensível sobre os movimentos da cidade e das suas margens.

6 outubro

Lisboa

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - NOVA FCSH

masterclass, talk, teatro

Entrada livre

Julián Pacomio

Trilogia do Sol

Nesta masterclass, o artista e performer Julián Pacomio partilha o seu percurso artístico e o processo criativo do projeto “A Trilogia do Sol”, uma investigação em torno das diferentes intensidades, mitologias e dramaturgias da luz solar ao longo do dia.

9 outubro

Lisboa

Estufa Fria

talk, Instalação, teatro

Entrada livre

El Conde de Torrefiel

Conversa com artistas

A prática de El Conde Torrefiel cruza teatro, coreografia, artes visuais e literatura, construindo uma linguagem híbrida que se debruça sobre o presente, explorando as relações entre o individual e o coletivo, o privado e o político. A conversa acontece no âmbito da inauguração da instalação “Yo No Tengo Nombre”, patente na Estufa Fria de Lisboa de 9 a 15 de outubro de 2025.

9 outubro

Lisboa

Espaço BoCA

Concerto, performance

Deborah Krystall

Romi Ibérica

Na BoCA Bienal, Romi Ibérica é apresentada como concerto-performance, revelando o rigor e a inventividade que Deborah Krystall tem vindo a afirmar ao longo de décadas no icónico Finalmente Club, em Lisboa. Um convite a respirar a memória viva do eixo ibérico, onde cada canto e cada gesto carregam a beleza indomável de um destino que se canta para continuar a existir.