Bienal 2025 – Camino Irreal

12 – 14 setembro

Lisboa

Centro Cultural de Belém

opera

Dino D’Santiago

Adilson

Mais do que um indivíduo, Adilson representa milhares de pessoas deixadas nas margens do sistema. A ópera transforma a espera em poesia e faz da invisibilidade um ato de resistência.

13 – 14 setembro

Lisboa

Sala Estúdio Valentim de Barros / Jardins do Bombarda (TNDM II)

performance

Julián Pacomio

Toda la Luz del Mediodía

Segunda parte de uma trilogia de longa duração, este projeto explora o momento do meio-dia, onde a luz intensa e vertical traz tanto clareza como peso. A obra investiga a transição entre o excesso de energia e a quietude, a exposição e o apagamento, traduzindo numa coreografia a tensão entre calor, descanso e visibilidade.

20 – 21 setembro

Lisboa

Sala Estúdio Valentim de Barros / Jardins do Bombarda (TNDM II)

teatro

Kiluanji Kia Henda

Coral dos Corpos sem Norte

No espetáculo de teatro “Coral dos Corpos sem Norte”, Kiluanji Kia Henda pensa a migração como um processo da pemba. O ir como um voltar. A viagem como um ficar no sítio. Uma maldição que nos acompanha a cada passo e nos leva de regresso ao ponto de partida.

3 – 4 outubro

Madrid

Teatro de la Abadía

25 – 26 outubro

Lisboa

Teatro do Bairro Alto

teatro

Alberto Cortés, João Gabriel

Os Rapazes da Praia Adoro

Uma criação que junta teatro e pintura para explorar o encontro íntimo entre dois corpos masculinos, um português e outro espanhol, numa praia imaginária situada entre Lisboa e Madrid. Este lugar simbólico torna-se um espaço de ligação e cura, onde a intimidade e o desejo se cruzam, evocando memórias do cinema pornográfico dos anos 70 e 80. A peça propõe outras formas de entender a sexualidade masculina, marcada pela delicadeza, a poesia e a necessidade de afeto.

15 outubro

Lisboa

Espaço BoCA

leitura, talk

Entrada livre

Elvis Guerra

Ramonera

Elvis Guerra apresentará o seu livro Ramonera, que será publicado em Portugal em outubro deste ano pela editora Orfeu Negro, marcando a primeira vez que uma obra é traduzida do zapoteco para Português europeu. Neste contexto, Elvis apresentará os poemas que escreveu com base nas suas experiências pessoais e na sua identidade cultural.

17 – 18 outubro

Madrid

Réplika Teatro

performance, cinema, música

Raquel André

Belonging | E di | Pertenencia | Zugehörigkeit | Pertença | 絆

Encontrar pessoas, conhecer as suas histórias pessoais, de vida, de memórias cheias de futuro. Este espetáculo que poderia ser uma sessão de cinema performativo sugere uma imersão à complexidade da ideia de pertencimento.