Bienal 2017 – Primeira Edição

17 – 18 março

Lisboa

Teatro da Politécnica

teatro

Von Calhau!

Tau Tau

Guardadores de um arquivo do obscuro, a arte que a dupla de artistas Von Calhau! cria é gerada pelo mistério da evidência. Os Von Calhau! deixam-se levar por uma ligação profunda, por vezes quase primitiva, ao mundo que habitam.

17 março – 30 abril

Lisboa

Museu Nacional de Arte Antiga

teatro

Rodrigo García

Venha jogar com Deus e com o Demónio (Pinball Bosch)

Obra-prima da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, o tríptico “As Tentações de Santo Antão” de Hieronymus Bosch é motivo da instalação do encenador/dramaturgo argentino Rodrigo García, que recorre a uma máquina de flippers para nos oferecer uma experiência demoníaca e alucinada do quadro.

25 – 27 março

Lisboa

Teatro Nacional D. Maria II

teatro

Romeo Castellucci

Ethica. Natura e Origine Della Mente

Intervenção plástica e teatral a partir de “A natureza ou a origem da mente” de Spinoza. Atravessando a silhueta de um corpo feminino, os espetadores entram num espaço imaculado e assistem ao diálogo entre uma atriz (Luz), um cão (Câmara de Televisão) e o vazio da silhueta feminina (O Espírito).

31 março – 2 abril

Lisboa

Teatro Nacional D. Maria II

teatro

Entrada livre

João Maria Gusmão, Pedro Paiva

Avantesma Fantasma

O palco do TNDMII recebe uma exposição da dupla Gusmão & Paiva, cujo trabalho chama a atenção para a realidade e para o aparecimento da realidade, já que a maioria dos seus filmes são registados em alta velocidade antes de serem projetados em câmara lenta.

31 março – 2 abril

Lisboa

Museu de Lisboa

7 – 8 abril

Porto

Praça D. João I

teatro

João Pedro Vale, Nuno Alexandre Ferreira

Palhaço Rico Fode Palhaço Pobre

Neste seu primeiro espetáculo (de circo), os artistas recorrem ao imaginário circense para elaborar uma parábola absurda sobre a diferença, o estigma, a normatividade, a discriminação e os limites do convencional, partindo de dois filmes essenciais para a construção do seu imaginário em torno do circo - “Freaks” (1932) de Tod Browning e “Os Palhaços” (1970) de Federico Fellini.

6 abril

Porto

FBAUP

teatro

Entrada livre

Jérôme Bel

Disabled Theater

Em tempos de luta em várias partes do mundo por mais inclusão, “Disabled Theater” marca a importância deste espetáculo para a democratização da dança.

12 – 13 abril

Lisboa

CCB

19 maio

Castelo Branco

Cine-Teatro Avenida

teatro

Salomé Lamas

Fatamorgana

A realizadora de cinema apresenta em estreia mundial “Fatamorgana”, a sua primeira criação de palco. Uma paródia política, onde uma mulher dá por si num museu de cera, nos arredores de Beirute, e de onde emergem figuras históricas, como fantasmas, e com quem dialoga, limpando-lhes o pó.