Bienal 2017 – Primeira Edição

23 março

Lisboa

Complexo do Coruchéus

30 março

Lisboa

Complexo do Coruchéus

cinema

Entrada livre

Ivan Argote, Ólafur Darri Ólafsson, Libia Castro, Marion Inglessi

Ciclo de Filmes

Ciclo de filmes com curadoria de Jean-François Rettig e Nathalie Hénon (Rencontres Internationales Paris/Berlim), integrado na programação de CASA-ANIMAL dos Musa paradisiaca.

4 abril

Lisboa

Complexo do Coruchéus

cinema

Entrada livre

Ulla Von Brandenburg

Die Strasse + Shadowplay

“Die Straße” mostra um homem a entrar numa estranha comunidade onde se confronta com rituais e convenções que desconhece. Num plano contínuo, a câmara segue as performances dos atores, encenadas por Brandenburg, numa efémera aldeia Potemkin feita de cenários brancos ao ar livre. No filme “Shadowplay”, uma mulher e dois homens encontram-se num camarim de teatro, vestem os figurinos, colocam a sua maquilhagem, entram em personagem e travam um duelo.

6 – 8 abril

Lisboa

Lisboa

cinema

Entrada livre

Ulla Von Brandenburg

It has a Golden Sun and an Elderly Grey Moon

“It has a Golden Sun and an Elderly Grey Moon” é o primeiro filme que Ulla von Brandenburg dedica à cor. Filmado no palco principal do teatro de Nanterre-Amandiers, trata-se de um longo e contínuo plano, sem edição; um “filme que dança”.

11 – 12 abril

Lisboa

Teatro da Politécnica

cinema

Entrada livre

François Chaignaud, César Vayssié

The Sweetest Choice

Escapando do teatro, um fugitivo no deserto: simultaneamente dançando e cantando, celebrando a escolha mais doce da solidão, François Chaignaud é filmado por César Vayssié num ciclo de 5 versões de um ritual incomum, baseado na aria de Henry Purcell “Oh Solitude”.

13 abril

Porto

Passos Manuel

27 abril

Lisboa

Cinema São Jorge

cinema

Entrada livre

Gilles Delmas, Damien Jalet

The Ferryman

“The Ferryman” é uma exploração cinematográfica e coreográfica das raízes animistas dos rituais, da dança e da escultura, e da sua importância nos dias de hoje. Entre documentário e ficção, o filme é uma viagem reflexiva através das fronteiras dos mundos, narrado por Marina Abramovic e com música de Ryuichi Sakamoto.