Bienal 2017 – Primeira Edição

13 março

Porto

FBAUP

masterclass

Entrada livre

Héctor Zamora

Masterclass “Héctor Zamora”

17 – 31 março

Lisboa

Lisboa

1 – 30 abril

Porto

Porto

workshop

Aram Bartholl

Dead Drops

“Dead Drops” é uma rede anónima e offline, de arquivo e partilha de ficheiros digitais para serem encontrados no espaço público das cidades de Lisboa e Porto. Pen drives USB são cimentadas em paredes e edifícios acessíveis a qualquer pessoa no espaço público.

18 março

Porto

Passos Manuel

Festa

RAMZi, Obalski, CVLT

Festa

23 março

Porto

Maus Hábitos

conversa

Entrada livre

Groove Ball, Rabbit Hole, Thug Unicorn

Debate Queerizando Espaços

Moderação de Carlos Gonçalves da Costa

24 – 25 março

Porto

Casa da Música

performance

Entrada livre

Kirill Savchenkov

Museum of Skateboarding

Reconstruindo arqueologicamente os movimentos e intenções do skate, os vídeos do artista russo Kirill Savchenkov propõem uma teoria e um guia do Novo Skate, combinando o skate com conhecimentos de artes marciais, treino militar e fitness.

25 março

Porto

Maus Hábitos

Festa

Groove Ball

Festa “Groove Ball”

Como recriação das Ballroom nova-iorquinas da década de 90, a Groove BALL nasce inserida no panorama noturno emergente no Porto, no qual se assistem a pequenas — mas, mais do que nunca, relevantes — explosões culturais e artísticas.

28 março

Porto

Teatro Nacional São João

masterclass

Entrada livre

Romeo Castellucci

Masterclass “Romeo Castellucci”

30 – 31 março

Porto

Teatro Nacional São João

performance

Romeo Castellucci

Peças Soltas (Júlio César)

Romeo Castellucci apresentou-nos o masoquismo e a crueldade nos clássicos mais intocáveis. Depois de estrear em 1997 uma polémica versão de “Júlio César” que surpreendeu a Europa, Castellucci apresenta agora uma versão sintetizada e destinada a espaços não-convencionais.

31 março – 2 abril

Lisboa

Museu de Lisboa

7 – 8 abril

Porto

Praça D. João I

teatro

João Pedro Vale, Nuno Alexandre Ferreira

Palhaço Rico Fode Palhaço Pobre

Neste seu primeiro espetáculo (de circo), os artistas recorrem ao imaginário circense para elaborar uma parábola absurda sobre a diferença, o estigma, a normatividade, a discriminação e os limites do convencional, partindo de dois filmes essenciais para a construção do seu imaginário em torno do circo - “Freaks” (1932) de Tod Browning e “Os Palhaços” (1970) de Federico Fellini.

1 – 2 abril

Lisboa

Teatro Nacional D. Maria II

8 abril

Porto

Teatro Nacional São João

22 abril

Castelo Branco

Cine-Teatro Avenida

música

Entrada livre

Filipa Francisco, Filipe Reis, José Luís Bento Coelho, Paulo Raposo, Pedro Tudela, Vera Mantero

Música Pobre

A partir da música da compositora russa Sofia Gubaidulina e ao longo de 6 meses, alunos de três escolas de música do país participam no projeto de formação e de criação “Música Pobre”, com artistas e investigadores, especialistas de várias disciplinas.

6 abril

Porto

FBAUP

teatro

Entrada livre

Jérôme Bel

Disabled Theater

Em tempos de luta em várias partes do mundo por mais inclusão, “Disabled Theater” marca a importância deste espetáculo para a democratização da dança.

7 abril

Porto

Gare

Festa

Thug Unicorn

Thug Unicorn

A Thug Unicorn nasceu há cerca de 4 anos, quando quatro amigas - que entretanto se tornaram três - se juntaram e resolveram criar uma festa/página do Facebook como uma sátira ao machismo e homofobia no Rap e Hip-Hop, coincidindo com o boom de artistas mais subversivos como Mykki Blanco, Le1f ou Zebra Katz.

13 abril

Porto

Passos Manuel

27 abril

Lisboa

Cinema São Jorge

cinema

Entrada livre

Gilles Delmas, Damien Jalet

The Ferryman

“The Ferryman” é uma exploração cinematográfica e coreográfica das raízes animistas dos rituais, da dança e da escultura, e da sua importância nos dias de hoje. Entre documentário e ficção, o filme é uma viagem reflexiva através das fronteiras dos mundos, narrado por Marina Abramovic e com música de Ryuichi Sakamoto.

18 abril

Porto

FBAUP

22 abril

Lisboa

FBAUL

masterclass

Entrada livre

Tania Bruguera

Masterclass “Tania Bruguera”

20 – 21 abril

Porto

Teatro Nacional São João

Instalação

Tania Bruguera

Endgame

Projetado para o contexto da BoCA, a artista desafia-se a entrar no território do teatro, propondo encenar “Endgame” (Fim de partida) de Samuel Beckett, texto que leu em 1998 e para o qual desenhou uma gigante estrutura cilíndrica, constituída por andaimes, que será habitada pelo público, que vê o espetáculo de cima para baixo.

21 abril

Porto

Casa da Música

Instalação

Crinabel Teatro, Digitópia

Guia Prático para Artistas Ocupados

Nesta colaboração, é concebida uma criação para 13 intérpretes portadores de deficiência mental, da Crinabel Teatro. Desafiam a fronteira entre a ficção e a realidade, tentando encontrar, entre o universo criativo da fotógrafa Cindy Sherman e o deles, uma possibilidade de alterar formas e conteúdos paradigmáticos e colocar em causa os sentidos absolutos.

21 abril

Porto

Passos Manuel

Festa

Serpente, DJ Khabal

Festa “Serpente & DJ Khabal”