BoCA Summer School

Workshop com Marino Formenti

A sua combinação única de emoção e inteligência caracterizam-no como um dos músicos mais interessantes do nosso tempo, constantemente à procura de redefinir a experiência musical. Elogiado pelo Los Angeles Times como o “Glenn Gould do séc. XXI”, o seu gosto por experimentar combinações novas e inesperadas levou ao desenvolvimento de projetos únicos e de formatos alternativos de concertos. No seu recital “Kurtag’s Ghosts” e “Liszt Inspections”, Marino Formenti propõe um fluxo contínuo de diálogo entre composições através do qual quebra as dimensões tradicionais de recitais de piano. Em “Nowhere” Marino Formenti toca, dorme e come durante várias semanas, continuamente, numa casa temporária aberta ao público, desejando “desaparecer” através da música. “One to One” é um projecto que foi produzido originalmente para a Art Basel e depois apresentado na Berlin Art Week, proporcionando um encontro musical de 2 a 10 horas com um só espetador de cada vez. Num dos seus últimos projetos, o filme “Schubert und Ich”, Marino Formenti ensaia e acompanha composições de Franz Schubert com não-músicos, guiando-os e inspirando-os através das suas próprias interpretações.

Formenti tem trabalhado também com alguns dos maiores compositores contemporâneos, tais como Helmut Lachenmann, Gyorgy Kurtag ou Salvatore Sciarrino, mas também com outros artistas das artes performativas, tais como Rodrigo García, Tim Etchells ou Kris Verdonck.

Depois da sua passagem por Lisboa durante a BoCA, com a colaboração do artista plástico Ricardo Jacinto na instalação/performance “Nowhere”, Marino Formenti dirige agora um workshop durante 4 dias para músicos, intérpretes e não-profissionais interessados em música e em formatos experimentais. O artista propõe um workshop dividido entre ações de grupo e sessões individuais, de imersão entre a música e a vida, com cada participante.

 

Biografia do artista

 

A quem se destina: M/16, estudantes e profissionais de música, e interessados em geral (sem experiência profissional em música).

Os interessados deverão enviar um email para info@bocabienal.org com a seguinte documentação reunida num documento pdf (1 pág): nome, data de nascimento, fotografia, contacto telefónico e nota biográfica.

 

Produção: BoCA
Parceria: Fundação GDA
Apoios: Teatro Nacional São Carlos, Estúdios Vitor Córdon, Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes

 

Próximos Eventos

ler mais