Summer School

Todos os anos, prestigiosos artistas e pensadores nacionais e internacionais dirigem workshops e talks em diversos teatros, museus, centros culturais e espaços naturais de Lisboa. Com esta atividade, a BoCA dinamiza um espaço de encontro, de diálogo e de novos futuros.

Desde 2017, passaram pela BoCA Summer School artistas como Angélica Liddell (teatro), Claudia Castellucci (dança), Tadashi Kawamata (arquitetura), Mathilde Monnier (dança), Stefan Kaegi / Rimini Protokoll (teatro), Thierry De Mey (música), Cecilica Bengolea (dança), Garry Hill (artes visuais), Miguel Amado em diálogo com Tania Bruguera (arte e ativismo), Basim Magdy (fotografia), Florentina Holzinger (performance) ou Jan Martens (dança).

Workshop “Fenómenos da sociedade e distância crítica e artística”

30 setembro 2022 — 02 outubro 2022
MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

ORLAN

ORLAN é uma das mais importantes artistas francesas, autora do manifesto “A Arte Carnal”. Chocou o mundo nos anos 90 ao realizar a performance “A reencarnação da Santa Orlan”, uma série de nove cirurgias plásticas que foram transmitidas via satélite para diversos museus e galerias de arte da Europa. Dirige um workshop de três dias, pela primeira vez em Portugal.

+

Workshop “Todas as Ficções que se Geram Aqui”

19 setembro 2022 — 22 setembro 2022
Teatro Nacional D. Maria II

EL CONDE DE TORREFIEL

Tanya Beyeler e Pablo Gisbert são os diretores do coletivo de teatro espanhol El Conde de Torrefiel, companhia que tem percorrido os mais importantes festivais e teatros europeus nos últimos anos. Dirigem um workshop de teatro durante 4 dias, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

+

Workshop “Dentro da Floresta, Corpo e Imaginação”

17 setembro 2022 — 18 setembro 2022
Floresta de Monsanto

MARIANA TENGNER BARROS, GUSTAVO CIRÍACO, PEDRO RAMOS

"Dentro da floresta, corpo e imaginação” é a primeira ação artística a decorrer na Floresta de Monsanto, onde a BoCA iniciou um processo de plantação de árvores. Com formato tripartido, este workshop de artes performativas reúne três artistas com uma prática transdisciplinar, entre a dança, a performance e as artes visuais: Mariana Tengner Barros, Gustavo Ciríaco e Pedro Ramos.

+

Workshop com Pilar Albarracín

09 setembro 2022 — 10 setembro 2022
MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

PILAR ALBARRACÍN

Artista multidisciplinar, Pilar Albarracín é uma das mais reconhecidas artistas contemporâneas espanholas. O seu trabalho questiona, através da paródia ou da ironia, tradições artísticas, religiosas e culturais, sobretudo a identidade da mulher na cultura andaluza. Dirige um workshop de artes performativas e artes visuais durante dois dias, no MAAT.

+

Workshop “A Invenção do Oráculo”

26 agosto 2022 — 27 agosto 2022
Centro Cultural de Belém

JONATHAN ULIEL SALDANHA

Na fronteira entre as artes sonoras e as artes visuais, o compositor e encenador Jonathan Uliel Saldanha investiga zonas de interceção entre estes territórios artísticos, explorando tensões entre o sintético e a paisagem. Dirige um workshop de música e artes sonoras durante dois dias, no CCB.

+