Elena Córdoba, Francisco Camacho
Uma ficção na dobra do mapa

27 – 28 setembro

Lisboa – Carpintarias de São Lázaro Bienal 2025 dança

Nave de Terneras ©Raimundo Pérez-Messina

“Uma ficção na dobra do mapa” é um reencontro com a memória, a ficção e o corpo como lugar de arquivo. Dez anos depois do primeiro cruzamento entre os dois coreógrafos e bailarinos, a espanhola Elena Córdoba e o português Francisco Camacho, nasce uma nova dobra nesse mapa de afetos e rastos partilhados. Um convite da bienal BoCA para revisitar um gesto inaugural — esse momento em que dois criadores se encontraram não como biografias, mas como vestígios um do outro.

Durante anos, só se conheciam pelas suas peças. O diálogo era indireto, mediado por coreografias, presenças, tensões. Em 2014, o Festival Citemor propôs-lhes um encontro: criar a partir das impressões e detalhes que tinham guardado na memória das peças do outro. O resultado foi uma partilha radical de corpos e percursos — Francisco no corpo de Elena, Elena no corpo de Francisco. Uma ficção construída a partir da dobra sensível entre dois mapas artísticos.

Agora, regressam a esse lugar movente, conscientes de que a memória não é estática e de que o tempo transforma tudo — inclusive o modo como habitamos o que criámos. Esta nova iteração de “Uma ficção na dobra do mapa” não pretende reconstruir o passado, mas observar como ele ressoa hoje. O que permanece? O que se perde? O que se reconfigura? Juntos em palco, os dois artistas focam-se no reencontro com o outro no espelho da criação — uma dança entre ecos, transformações e novas ficções possíveis.

Sessões

22.09.25

Nave de Terneras del Centro Cultural Casa del Reloj, Madrid

20:00

27 – 28.09.25

Carpintarias de São Lázaro, Lisboa

21:00, 19:00
Co-criação e performance
Elena Córdoba e Francisco Camacho
Som
Pablo Contreras
Comissão
BoCA - Biennial of Contemporary Arts (Lisboa)
Co-produção
Citemor, EIRA, Teatro Pradillo
Residências artísticas
Los Barros Centro de Creación, Citemor
Agradecimentos
Sara Machado, Carlos Marquerie

Próximos eventos

10 setembro – 26 outubro

Instalação

Espaço BoCA

Os Espacialistas

Mappa: Concetto Spaziale

Concebida para o Espaço BoCA, em Lisboa, a instalação cenográfica Espacialista intitulada “Mappa: Concetto Spaziale” foi criada para ser o ponto de encontro da bienal, um espaço que acolhe concertos, performances, conversas, workshops, uma loja e momentos de convívio.

27 – 28 setembro

teatro, dança

Museo Nacional del Prado

Tiago Rodrigues, Sofia Dias & Vítor Roriz, Patrícia Portela, Angélica Liddell, Rodrigo García

Palavras e gestos: para uma coleção performativa no Museu do Prado

“Palavras e Gestos” consiste num ciclo que convida quatro artistas de teatro – Tiago Rodrigues (PT) com Sofia Dias & Vítor Roriz (PT), Patrícia Portela (PT), Angélica Liddell (ES) e Rodrigo García (AR/ES) – a escrever e dirigir criações inspiradas em obras da coleção do Museu do Prado.

27 setembro

performance

Goethe-Institut Madrid

Isabel Cordovil

História do Escudo

A performance convida o público a uma caminhada reflexiva, com início no Goethe-Institut, em Madrid, e na Biblioteca Nacional, em Lisboa, rumo ao local da ação, reimaginando coletivamente a relação entre cuidado, resistência e espaço público. Integrado no ciclo “Quero Ver as Minhas Montanhas”.