Bienal 2019 – Ecotemporaries

24 março

Lisboa

Carpintarias de São Lázaro

4 abril

Porto

Passos Manuel

cinema

The Otolith Group

The Third Part of the Third Measure

“The Third Part of the Third Measure” é uma nova composição audiovisual dos The Otolith Group. Cria um encontro com o minimalismo militante do compositor vanguardista, pianista e cantor afro-americano Julius Eastman. “The Third Part of the Third Measure” convida os espectadores a assistirem à estética em êxtase do radicalismo negro que o próprio Eastman uma vez descreveu como “cheio de honra, integridade e coragem ilimitada”.

1 – 3 abril

Lisboa

Cinema Ideal

4 abril

Braga

gnration

5 abril

Porto

Passos Manuel

cinema

Milo Rau

Congo Tribunal

A guerra no Congo causou mais de 6 milhões de mortes nos últimos 20 anos. No filme “Congo Tribunal”, o artista suíço Milo Rua reúne vítimas, perpetradores, testemunhas e analistas do conflito para um inédito tribunal civil no leste do Congo. Milo Rau cria um retrato, sem filtros, de uma das maiores e mais sangrentas guerras económicas da história da humanidade.

2 abril

Lisboa

Cinema Ideal

6 abril

Porto

Passos Manuel

cinema

Julian Rosefeldt

Manifesto

Julian Rosefeldt é conhecido não só pelo seu trabalho em fotografia, mas também pelos seus filmes elaboradamente encenados. “Manifesto”, interpretado por Cate Blanchett, é constituída por 13 filmes que trazem palavras furiosas e surpreendentemente atuais para o écran. Manifestos de artistas, arquitetos, coreógrafos e cineastas, tais como de Filippo Tommaso Marinetti, Tristan Tzara, Kazimir Malevich ou Adrian Piper são incorporados em 13 monólogos por Blanchett.