Bienal 2019 – Ecotemporaries

22 – 23 março

Lisboa

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

24 março

Porto

Palácio dos Correios

8 – 10 agosto

Hamburgo

Kampnagel Internationale Kulturfabrik

performance

Entrada livre

Vasya Run

If You Want to Continue

Vasya Run é um coletivo russo anónimo, constituído por rapazes entre os 16 e 27 anos, da periferia de Moscovo, que mistura arte contemporânea, teatro, subculturas de rua e rituais de emancipação espiritual. “If you want to continue”, a sua nova performance, é comissionada pela BoCA e tem como conceito principal a figura do herói, que está associada a um estado “pós” o momento presente.

7 – 16 janeiro

Porto

Mosteiro de São Bento da Vitória / TNSJ

Marlene Monteiro Freitas

Residência Artística

Marlene Monteiro Freitas inicia uma residência artística em torno da sua nova criação para a BoCA 2019, “Cattivo - Instalação para Estantes de Partitura e Outros Materiais”, no Mosteiro de São Bento da Vitória / Teatro Nacional São João (Porto).

19 fevereiro

Porto

Teatro Carlos Alberto / TNSJ

apresentação

Entrada livre

BoCA 2019 | Apresentação da Programação no Porto

A apresentação da programação da BoCA 2019 ao público e à imprensa, no TeCA / Teatro Nacional São João, no Porto. Vais poder ficar a conhecer tudo o que apresentamos nas cidades de Lisboa, Porto e Braga, durante a bienal.

15 março – 28 abril

Lisboa

Museu Nacional da Arte Antiga

15 março – 30 abril

Porto

Museu Nacional Soares dos Reis

15 março – 30 abril

Braga

Museu Dom Diogo de Sousa

Instalação

William Forsythe

Alignigung 2

A BoCA apresenta pela primeira vez em Portugal uma das obras que integra a série “Choreographic Objects”. A vídeo-instalação “Alignigung 2” de William Forstyhe é apresentada em três museus de três cidades: o Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa), o Museu Nacional Soares dos Reis (Porto) e o Museu D. Diogo de Sousa (Braga). “Alignigung 2” é um híbrido entre coreografia, filme e escultura, e conta com a colaboração musical de Ryoji Ikeda.

15 março

Porto

Mala Voadora

conferência

Entrada livre

Joacine Katar Moreira, INMUNE

Descolonizaaaaarte!

Uma reflexão sobre a arte e a visualidade, obrigando a assistência a reinventar novas maneiras de olhar a negritude; e a descolonização da linguagem através da escuta do corpo da mulher negra.

16 março

Porto

Maus Hábitos

22 março

Lisboa

Carpintarias de São Lázaro

performance

Entrada livre

INMUNE

Gestuário II

O Instituto da Mulher Negra em Portugal - INMUNE, dá a conhecer nesta performance os temas que envolvem a criação desta entidade feminista interseccional e anti-racista, constituída por mulheres negras. A performance “Gestuário II” segue intacta no combate ao silenciamento das mulheres negras, africanas e afrodescendentes na História e no tempo presente.

24 março

Lisboa

Carpintarias de São Lázaro

4 abril

Porto

Passos Manuel

cinema

The Otolith Group

The Third Part of the Third Measure

“The Third Part of the Third Measure” é uma nova composição audiovisual dos The Otolith Group. Cria um encontro com o minimalismo militante do compositor vanguardista, pianista e cantor afro-americano Julius Eastman. “The Third Part of the Third Measure” convida os espectadores a assistirem à estética em êxtase do radicalismo negro que o próprio Eastman uma vez descreveu como “cheio de honra, integridade e coragem ilimitada”.

26 março

Lisboa

Teatro da Trindade

30 março

Porto

Teatro Municipal do Porto – Rivoli

13 abril

Braga

Theatro Circo

4 dezembro

Buenos Aires

Centro Cultural San Martín

7 dezembro

Santiago do Chile

Matucana 100

performance

Gonçalo M. Tavares, Os Espacialistas

Os Animais e o Dinheiro

“Laboratório de Formas de Sentir Acima da Média” - é esta é a proposta de Gonçalo M. Tavares & Os Espacialistas para a BoCA 2019. São três performances inéditas apresentadas em salas de teatro a partir do tema “Os Animais e o Dinheiro”. Juntos e pela primeira vez em palco, os artistas desenvolvem formas de sentir acima da média, a partir de textos, imagens, gestos, objetos e espaços em permanente construção, com o público presente.

29 março

Porto

Culturgest Porto

30 março

Porto

Culturgest Porto

formação e criação artística

Entrada livre

Sofia Dias, Vítor Roriz

Forum Dança

Numa parceria entre a BoCA e o Forum Dança, apresentamos 3 solos resultantes do PACAP 2, com curadoria de Sofia Dias & Vítor Roriz: “Descarada” de Patrícia Árabe, “A body that hides also stands” de Marta Ramos, e “Miragem” de Renann Fontoura. O PACAP - Programa Avançado de Criação em Artes Performativas é dedicado a profissionais e estudantes de áreas artísticas investigam num período de experimentação avançada, conciliando a investigação teórica e prática do corpo e movimento.

29 – 30 março

Porto

Teatro Municipal do Porto – Rivoli

4 – 6 abril

Lisboa

Teatro Nacional D. Maria II

Espetáculo

Gabriel Ferrandini

Rosa. Espinho. Dureza

A convite da BoCA, o baterista Gabriel Ferrandini concebe a sua primeira criação de palco, partilhando-o com o ator Frederico Barata. “Rosa. Espinho. Dureza.” é constituído por três atos: trabalho, sexo, amor. Como um tríptico, em que os conceitos e materiais estão inter-ligados, cada ato terá uma ação e um objeto para representar o respetivo “problema”, que serão repetidos exaustivamente, testando a persistência e concentração dos intérpretes e desafiando o público.

1 – 3 abril

Lisboa

Cinema Ideal

4 abril

Braga

gnration

5 abril

Porto

Passos Manuel

cinema

Milo Rau

Congo Tribunal

A guerra no Congo causou mais de 6 milhões de mortes nos últimos 20 anos. No filme “Congo Tribunal”, o artista suíço Milo Rua reúne vítimas, perpetradores, testemunhas e analistas do conflito para um inédito tribunal civil no leste do Congo. Milo Rau cria um retrato, sem filtros, de uma das maiores e mais sangrentas guerras económicas da história da humanidade.

2 abril

Lisboa

Cinema Ideal

6 abril

Porto

Passos Manuel

cinema

Julian Rosefeldt

Manifesto

Julian Rosefeldt é conhecido não só pelo seu trabalho em fotografia, mas também pelos seus filmes elaboradamente encenados. “Manifesto”, interpretado por Cate Blanchett, é constituída por 13 filmes que trazem palavras furiosas e surpreendentemente atuais para o écran. Manifestos de artistas, arquitetos, coreógrafos e cineastas, tais como de Filippo Tommaso Marinetti, Tristan Tzara, Kazimir Malevich ou Adrian Piper são incorporados em 13 monólogos por Blanchett.

2 abril

Porto

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

masterclass

Entrada livre

Joana da Conceição

Masterclass: Joana da Conceição

A artista plástica Joana da Conceição concebe, para a BoCA, a performance e instalação “O Berço de Vénus”. No Porto, estará na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto para falar sobre a sua prática artística.

9 abril

Porto

Auditório Ilídio Pinho - Edifício das Artes / Universidade Católica

30 abril

Lisboa

Teatro Nacional de São Carlos

performance, música

Entrada livre

Jonathan Uliel Saldanha

Scotoma Cintilante

Jonathan Saldanha desenvolve um projeto de investigação que surge a convite da Escola das Artes – UCP para o desenvolvimento de uma peça vocal que reflete os arquétipos da paixão de Cristo. “Scotoma Cintilante” parte de uma mundivisão onde a relação tátil com a matéria inanimada é a fonte primordial da construção do som. Integrando uma escultura e um coro de cegos, este concerto-performance inscreve-se entre matéria e anima, pré-linguagem e superfície.

10 – 18 abril

Porto

Mosteiro de São Bento da Vitória / TNSJ

Instalação

Marlene Monteiro Freitas

CATTIVO

A bailarina e coreógrafa Marlene Monteiro Freitas transgride a sua prática e cria “Cattivo”, a sua primeira instalação. As estantes são exploradas até ao limite das suas propriedades expressivas, a capacidade para encarnarem estados emocionais e tomarem decisões, manipulando-se a si mesmas e a outros objetos, constituindo-se como equipa numa comunidade sinfónica, com diferentes instrumentos, ritmos, linhas melódicas…

11 abril

Porto

Mala Voadora

workshop

Ola Maciejewska

Workshop Com Ola Maciejewska

A propósito da apresentação do espetáculo “Bombyx Mory”, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, a coreógrafa e bailarina polaca Ola Maciejewska dirige um workshop de curta duração no Porto, no espaço mala voadora.

12 – 13 abril

Braga

gnration

16 – 18 abril

Porto

Casa-Museu Fernando Castro

24 – 27 abril

Lisboa

ZDB

performance

Mariana Tengner Barros

Séance

“Séance” é uma performance intimista, para 3 a 10 espetadores de cada vez, em sessões únicas e contínuas com duração de 30 minutos. Mariana Tengner Barros mergulha esteticamente na era Victoriana, buscando referências no movimento Espírita, que surgiu no séc. XIX, simultaneamente com o movimento feminista e como reação à revolução industriall. O corpo surge assim como veículo para aceder às “mensagens”, ao discurso histérico.

13 – 14 abril

Lisboa

Teatro Nacional D. Maria II

17 – 18 abril

Porto

Teatro Carlos Alberto / TNSJ

Espetáculo

Paulo Castro

Hello My Name Is

“Hello My Name Is” é um espetáculo para um homem só. Neste “one man show”, o ator Rashidi Edward faz uma apresentação poderosa de um homem que se coloca em múltiplos papéis – ele é a pessoa que faz luto por alguém que foi assassinado para logo a seguir ser o militar que dispara a matar –, usando a linguagem poética de Edward Bond para chamar a atenção para o lugar que cada um ocupa nas dinâmicas de jogos de poder tirânicos.

18 abril

Porto

Teatro Carlos Alberto / TNSJ

workshop

Paulo Castro

Workshop com Paulo Castro

No workshop desenvolverá um trabalho de “self devise” assente no teatro político e em como este se pode explorar no contexto de uma performance. Paulo Castro propõe explorar com os participantes qualidades políticas e artísticas no mundo de arte contemporânea.

26 abril

Braga

Museu Dom Diogo de Sousa

28 abril

Porto

Casa das Artes

29 abril

Lisboa

Teatro Nacional de São Carlos

música

Entrada livre

Ana Cristina Cachola, Delfim Sardo, Filipa Oliveira, Dimitrios Andrikopoulos, Diogo Alvim

Sente-me, Ouve-me, Vê-me

O projeto homenageia, através da música contemporânea, uma das maiores artistas do século XX e XXI, Helena Almeida (1934-2018). Reunindo alunos da Escola Superior de Música de Lisboa, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto) e da Universidade do Minho (Braga), jovens compositores criam novas obras a partir da série homónima de H. Almeida. O resultado: um concerto que junta alunos das três universidades.

28 abril

Porto

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

masterclass

Entrada livre

Os Espacialistas

Masterclass “Transobjestos”

Na segunda edição da BoCA, Os Espacialistas vão colaborar com o escritor Gonçalo M. Tavares na criação e apresentação de três conferências-performances inéditas a serem apresentadas nas três cidades oficiais da BoCA 2019 - Lisboa, Porto e Braga - sob o título “Os Animais e o Dinheiro”. Dois dias antes da apresentação no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Os Espacialistas dão a sua primeira masterclass na FBAUP.

23 março

Lisboa

Carpintarias de São Lázaro

24 março

Porto

Passos Manuel

live act

Caterina Barbieri

Caterina Barbieri Live Act – Lisboa

A música de Caterina Barbieri tem origem numa meditação sobre as ondas primárias e a dança polirrítmica de harmónicos em sons sintéticos. Barbieri é mestre de efeitos potencialmente hipnóticos da repetição psicoacústica na mente humana, e dá a conhecer a sua linguagem minimalista modular, em dois concertos únicos, em Lisboa e Porto.