Crinabel Teatro

O Grupo Crinabel Teatro é um coletivo com 30 anos de existência, criado no seio da Crinabel, Cooperativa de Ensino Especial, e que tem vindo ao longo do seu percurso a desenvolver um trabalho artístico com jovens portadores de deficiência mental, procurando potenciar as suas capacidades artísticas, pessoais e sociais. Este projecto tão singular e pioneiro no nosso país, tem vindo cada vez mais a assumir-se como um objecto de profunda validade cultural em Portugal e no estrangeiro, tendo desenvolvido inúmeros projectos Europeus com Itália, Espanha, Inglaterra, e realizado espectáculos um pouco por todo o mundo. Para além do trabalho de criação realizado dentro deste colectivo, é com satisfação que os actores deste projecto têm tido cada vez mais a possibilidade de se juntarem a outros projectos artísticos, tanto no cinema, no teatro ou na televisão.

 

Marco Paiva 

Licenciado em Teatro – Formação de Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Concluiu em 2008 o Curso Europeu de Aperfeiçoamento Teatral École Des Mêitres, dirigido pelo encenador brasileiro Enrique Diaz (CIA dos Actores). É actor convidado da Comuna, Teatro de Pesquisa desde 2006. Tem vindo a colaborar com outras estruturas como o Teatro Nacional D. Maria II, Teatro O Bando, Teatro da Trindade, Mala Voadora, Culturgest ou Teatro Municipal São Luiz. Trabalha com os encenadores João Ricardo, João Mota, Emmanuel Demarcy Mota, Enrique Diaz, Álvaro Correia, Jorge Andrade, Alex Cassal. Encenou textos de Franz Kafka, Gogol, Ionesco, Pirandello entre outros. Em cinema trabalhou com Miguel Martí, Joaquim Leitão, João Pedro Rodrigues, Dinis Costa, Edgar Pêra e José Fonseca e Costa. É coordenador artístico do projecto Crinabel Teatro desde 2008.

 

Digitópia

Singular no panorama nacional, o Digitópia Collective é a plataforma artística da Casa da Música, no Porto, reservada à criação musical em suporte tecnológico. No seu trabalho, o ensemble desenvolve ferramentas musicais aplicando processos e modelos tão diversos quanto o design de instrumentos digitais, a concepção de hardware próprio, o circuit?bending, a exploração das relações entre imagem e som, a prática de VJaying e DJaying, a digital media ou os sistemas digitais interactivos. Realiza frequentemente formação especializada na área das ferramentas digitais. Dedica-se também à criação e disponibilização de software de exploração musical. Colabora regularmente com os agrupamentos residentes da Casa da Música, assumindo a realização da componente electrónica em tempo real na interpretação de repertório dos séculos XX e XXI.