Stefan Kaegi / Rimini Protokoll
Biografia
Stefan Kaegi reside em Berlim, produz peças de teatro documentário e trabalha no espaço público em uma variedade diversificada de parcerias e colaborações. Kaegi viajou pela Europa e Ásia com dois camionistas búlgaros e um camião que foi convertido em uma plateia móvel (“Cargo Sofia”). Desenvolveu a “Rádio Muezzin” no Cairo – um projeto sobre o chamamento à oração nesta era da reprodução técnica. Atualmente está a adaptar o “Remote X”, um audiotour para 50 fones de ouvido, a cidades como Taipei e Tunísia, e revisita a instalação interativa “Nachlass”, que retrata pessoas que não têm muito tempo para viver. Assim como o “Uncanny Valley”, um monólogo para um robô humanóide em palco.
Kaegi co-produz trabalhos com Helgard Haug e Daniel Wetzel, sob o rótulo “Rimini Protokoll”. Usando pesquisas, inquéritos públicos e processos conceptuais, eles dão voz a “especialistas” que não são atores treinados, mas têm algo a dizer. Trabalhos recentes incluem as “Situation Rooms”, “100% São Paulo”, com 100 cidadãos locais no palco e a “Conferência Mundial do Clima” – uma simulação da conferência da ONU para 650 espectadores no Schauspielhaus Hamburgo. Atualmente, apresentam “Homevisit Europe” como um jogo performativo interativo com centenas de famílias em todo o mundo e trabalham na sua tetrologia “Staat 1-4” sobre os fenómenos da pós-democracia. O CCCBarcelona e o MAAT Lisboa mostraram recentemente a sua bio-instalação “Win <> win” em Lisboa. O seu último trabalho, “Utopolis”, para 48 alti-falantes portáteis inaugurou no Manchester Festival 2019.
www.rimini-protokoll.de