Nas últimas três décadas, o artista japonês Tadashi Kawamata tem criado instalações site-specific focando-se nos conceitos opostos de construção e destruição, muitas vezes usando material reciclado para transformar as galerias que ocupa e obrigando o visitante a reinterpretar o espaço.
Em Outubro de 2018, Kawamata realizará uma intervenção escultórica de grande escala na Galeria Oval do MAAT. A partir de detritos plásticos recolhidos na costa portuguesa por várias associações de voluntários, o artista propõe-se recriar o efeito de uma onda do mar suspensa sobre os visitantes do museu. A experiência imersiva evoca os distúrbios ecológicos provocados pela poluição dos oceanos, mas também a longa tradição das ilustrações marítimas japonesas, cruzando referências artísticas e poéticas muito diversas.
Em antecipação do seu projeto no MAAT, Tadashi Kawamata partilhará a sua vasta experiência em instalações site-specific. Em conjunto com o coletivo arquitetónico Os Espacialistas, propõe-se um trabalho prático em torno dos pontos de contacto entre a arte e a arquitetura, incluindo noções de composição artística, o tratamento de conceitos e materiais, bem como as relações com o espaço expositivo. O workshop, com uma dimensão teórica e prática, terá uma consequência prática, na construção da instalação de Kawamata na Galeria Oval do MAAT.
Consulte aqui o programa completo do workshop.
Biografias dos artistas

