A BoCA é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada em 2015 em Lisboa, com uma missão centrada na criação contemporânea. Através de uma abordagem transdisciplinar, promove a hibridização de linguagens e a ruptura de fronteiras entre artes visuais, performance, música e outras expressões artísticas.
O seu trabalho constrói-se a partir de sinergias, entre cidades (ligando Lisboa a outros contextos nacionais e internacionais), entre instituições culturais (museus, teatros, galerias e espaços patrimoniais) e o espaço público, e entre diferentes públicos. Este ecossistema diversificado reforça o diálogo entre artistas, territórios e comunidades.
Com um compromisso claro com o presente e o futuro da criação artística, a BoCA estimula a reflexão crítica sobre o contexto sociocultural contemporâneo, apoiando processos criativos inovadores e projetos que desafiam convenções.

A BoCA desenvolve a sua atividades através de cinco eixos:
Comissão e Produção de Projetos Artísticos
Programação da Bienal de Artes Contemporâneas
Difusão Nacional e Internacional
Programa Educativo
Programa Regular
A BoCA desenvolve a sua atividade regular maioritariamente no município de Lisboa, implicando na sua programação dezenas de instituições culturais. Com um foco na circulação nacional e internacional dos artistas e das obras que comissiona e programa em cada bienal de artes, a BoCA tem vindo a desenvolver desde 2015 extensão da sua programação, pontual ou em ciclos, até outras cidades e países.
Em Lisboa, destacam-se as parcerias com a Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Culturgest, Teatro Nacional D. Maria II, MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional de Arte Contemporânea, Teatro do Bairro Alto, Museu da Água, Cinemateca Portuguesa, Cinema São Jorge, Galerias Municipais EGEAC ou Panteão Nacional.
Internacionalmente, destacam-se parcerias estabelecidas com deSingel (BE), Kunstenfestivaldesarts (BE), Festival d’Automne à Paris (FR), Museo Nacional del Prado (ES), Wiener Festwochen (AT), Somerset House (UK), Théâtre National de Toulouse (FR), Kunsthalle Baden Baden (DE) ou Teatre Lliure (ES).
- Curador da BoCA bienal 2025
- John Romão
- Direção executiva
- Suzanne Marivoet
- Direção de produção
- José Maria Cortez
- Administração e gestão financeira
- Rita de Neves Dias
- Produção executiva
- Inês Sampaio
- Comunicação
- Maria Barbosa de Carvalho
- Coordenação de projetos participativos (Sub21 e Mutantes)
- Sara Franqueira
- Difusão nacional e internacional
- Inês Le Gué | jardin&cour
- Assessoria de imprensa
- this is ground control
- Identidade visual
- Helmo
- Website Design & Code
- Nonverbal Club
- Designer residente
- Miguel Santos
- Fotografia
- Bruno Simão
- Vídeo
- Waves of Youth
- Contabilidade
- Contas ao Cubo
Equipa
- Para qualquer assunto contacte-nos através do email
- info@bocabienal.org
- Imprensa
- Cláudia Duarte
Tel: (+351) 963 884 269
chamada para rede móvel nacional
Contactos
Imprensa
- Apoio Institucional
-
- Apoio ao Programa Educativo
-