Martim Sousa Tavares
Masterclass a partir da ópera “Adilson”

21 – 21 outubro

Lisboa – Fundação PLMJ Bienal 2025 masterclass, talk, música

Ópera "Adilson" de Dino D'Santiago com direção musical de Martim Sousa Tavares ©Bruno Simão

Nesta masterclass, o maestro e diretor artístico Martim Sousa Tavares partilha o processo criativo da peça “Adilson”, explorando as ideias, escolhas e desafios que marcaram a sua conceção.

A partir deste exemplo, abre-se um olhar mais amplo sobre o seu percurso artístico, refletindo sobre o papel do maestro e do diretor artístico no diálogo entre obra, intérpretes e público.

Biografia
Martim Sousa Tavares é natural de Lisboa, onde nasceu em 1991. Formado em Ciências Musicais e Direção de Orquestra, o seu percurso académico passou por Portugal, Itália e Estados Unidos e frequenta atualmente o doutoramento em Estudos de Cultura. Fundador da Orquestra Sem Fronteiras, com a qual ganhou o Prémio Carlos Magno para a Juventude do Parlamento Europeu, é também diretor artístico da Orquestra do Algarve e do Festival de Sintra. Para além de maestro, tem sido uma voz ativa na divulgação da música clássica e no cruzamento das artes. O seu trabalho tem passado pela televisão, rádio, podcasts, palestras e muitos outros formatos.

Sessões

21.10.25

Fundação PLMJ, Lisboa

15:30 – 17:00
Produção
BoCA-Biennial of Contemporary Arts (Lisboa)
Parceria
Fundação PLMJ
Apoios
República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Millennium bcp

Próximos eventos

4 outubro – 3 novembro

Instalação, Artes Visuais, performance

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia

Kiluanji Kia Henda

Coral dos Corpos sem Norte

Concebida como um labirinto habitável de grande escala, a instalação é composta por gradeamentos com padrões distintos, numa alusão direta à arquitetura urbana e à chamada “geometria do medo”.