Bienal 2023 – Presente Invisível

7 setembro – 7 outubro

Lisboa

Convento de São Pedro de Alcântara (Bairro Alto)

Filme, cinema

Entrada livre

Salomé Lamas

Terra de Ninguém

Uma sala vazia e uma cadeira. José Paulo Sobral de Figueiredo vai descrevendo a sua vida como comando, mercenário e sem-abrigo. A apresentação do poderoso filme “Terra de Ninguém” de Salomé Lamas na Igreja de São Pedro de Alcântara oferece um novo olhar sobre esta história.

9 setembro

Lisboa

Teatro do Bairro Alto

10 setembro

Lisboa

Teatro do Bairro Alto

cinema

Marcus Lindeen

L’Aventure Invisible

Através dos itinerários excecionais de três pessoas obrigadas a reinventar-se, “L’Aventure Invisible” convida-nos a seguir o curso de uma aventura interior, onde nenhuma pergunta é demasiado íntima para ser feita.

21 – 23 setembro

Lisboa

Cinema Ideal

12 outubro

Faro

Auditório IPDJ

cinema

Milo Rau

O Novo Evangelho / The New Gospel

“O Novo Evangelho”, vencedor do prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema da Suíça, é ao mesmo tempo uma gravação dos ensaios da peça de teatro e, nos bastidores, uma documentação da luta do ativista político camaronês Yvan Sagnet – o primeiro Jesus negro da história do cinema europeu.

23 setembro

Lisboa

Cinema Ideal

7 outubro

Faro

Fábrica da Cerveja

cinema, Filme

Marcus Lindeen

Arrependidos / Regretters

No centro do palco estão Mikael e Orlando. Ambos homens, agora com cerca de 60 anos de idade, partilham um laço comum – decidiram mudar de sexo duas vezes. Neste tête-à-tête cru e sincero, Mikael e Orlando exploram os seus passados e trocam histórias de guerra sobre as suas viagens individuais.

27 setembro

Lisboa

Cinemateca Portuguesa

cinema, Filme

Gisela Casimiro, João dos Santos Martins, Jorge Jácome, Cláudia Galhós, Joana Ascensão

Retrospetiva: Tornar-se Yvonne Rainer

No âmbito do ciclo “Retrospetiva: Tornar-se Yvonne Rainer”, apresentado com o Queer Lisboa, a BoCA organiza uma conversa sobre as complexidades e o impacto do trabalho na cena artística portuguesa de uma das artistas performativas mais influentes do século XX.

3 outubro

Lisboa

Cinema São Jorge

5 outubro

Faro

Auditório IPDJ

cinema, Filme

Paul B. Preciado

Orlando, a Minha Biografia Política

Primeiro filme de Paul B. Preciado, estreado este ano na Berlinale e vencedor do Teddy Award para Melhor Documentário, “Orlando, a minha biografia política” chega a Portugal com a BoCA, através da sua ante-estreia nacional seguida da exibição de uma entrevista exclusiva a Paul B. Preciado.