Bienal 2023 – Presente Invisível

14 – 15 setembro

Lisboa

Culturgest

23 setembro

Faro

Teatro das Figuras

teatro, Artes Visuais

Agnieszka Polska

O Carro Falante

A convite da BoCA, Agnieszka Polska cria a sua primeira peça de teatro, com interpretação de Albano Jerónimo, Íris Cayatte, Vera Mantero, Bartosz Bielenia e Aaron Ronelle. Um grupo de pessoas viaja num carro que não para. Um espetáculo sobre o papel de alguém preso no complexo sistema de agentes humanos, não-humanos e infraestruturas sociotecnológicas.

21 – 23 setembro

Lisboa

Cinema Ideal

12 outubro

Faro

Auditório IPDJ

cinema

Milo Rau

O Novo Evangelho / The New Gospel

“O Novo Evangelho”, vencedor do prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema da Suíça, é ao mesmo tempo uma gravação dos ensaios da peça de teatro e, nos bastidores, uma documentação da luta do ativista político camaronês Yvan Sagnet – o primeiro Jesus negro da história do cinema europeu.

23 setembro

Lisboa

Cinema Ideal

7 outubro

Faro

Fábrica da Cerveja

cinema, Filme

Marcus Lindeen

Arrependidos / Regretters

No centro do palco estão Mikael e Orlando. Ambos homens, agora com cerca de 60 anos de idade, partilham um laço comum – decidiram mudar de sexo duas vezes. Neste tête-à-tête cru e sincero, Mikael e Orlando exploram os seus passados e trocam histórias de guerra sobre as suas viagens individuais.

3 outubro

Lisboa

Cinema São Jorge

5 outubro

Faro

Auditório IPDJ

cinema, Filme

Paul B. Preciado

Orlando, a Minha Biografia Política

Primeiro filme de Paul B. Preciado, estreado este ano na Berlinale e vencedor do Teddy Award para Melhor Documentário, “Orlando, a minha biografia política” chega a Portugal com a BoCA, através da sua ante-estreia nacional seguida da exibição de uma entrevista exclusiva a Paul B. Preciado.