Como encenar ready-mades vivos e recontextualizar especialistas em palcos? Bem-vindo à zona cinzenta entre realidade e ficção. Permita que o material documental e as intervenções teatrais o seduzam em tópicos complexos, como mudanças climáticas ou política europeia. Stefan Kaegi mostrará e comentará vídeos curtos sobre produções recentes da companhia de teatro alemã Rimini Protokoll, incluindo 50 espetadores com controle remoto, 100 cidadãos estatisticamente escolhidos de São Paulo, bem como traficantes internacionais de armas e espaços imersivos, lembrando os legados das pessoas após o fim das suas vidas.
Stefan Kaegi
Stefan Kaegi reside em Berlim, produz peças de teatro documentário e trabalha no espaço público em uma variedade diversificada de parcerias e colaborações. Kaegi viajou pela Europa e Ásia com dois camionistas búlgaros e um camião que foi convertido em uma plateia móvel (“Cargo Sofia”). Desenvolveu a “Rádio Muezzin” no Cairo – um projeto sobre o chamamento à oração nesta era da reprodução técnica. Atualmente está a adaptar o “Remote X”, um audiotour para 50 fones de ouvido, a cidades como Taipei e Tunísia, e revisita a instalação interativa “Nachlass”, que retrata pessoas que não têm muito tempo para viver. Assim como o “Uncanny Valley”, um monólogo para um robô humanóide em palco.
Kaegi co-produz trabalhos com Helgard Haug e Daniel Wetzel, sob o rótulo “Rimini Protokoll”. Usando pesquisas, inquéritos públicos e processos conceptuais, eles dão voz a “especialistas” que não são atores treinados, mas têm algo a dizer. Trabalhos recentes incluem as “Situation Rooms”, “100% São Paulo”, com 100 cidadãos locais no palco e a “Conferência Mundial do Clima” – uma simulação da conferência da ONU para 650 espectadores no Schauspielhaus Hamburgo. Atualmente, apresentam “Homevisit Europe” como um jogo performativo interativo com centenas de famílias em todo o mundo e trabalham na sua tetrologia “Staat 1-4” sobre os fenómenos da pós-democracia. O CCCBarcelona e o MAAT Lisboa mostraram recentemente a sua bio-instalação “Win win” em Lisboa. O seu último trabalho, “Utopolis”, para 48 alti-falantes portáteis inaugurou no Manchester Festival 2019.
www.rimini-protokoll.de