A Defesa da Natureza em Leiria

Entrada livre

17 janeiro 2026

Mata Nacional de Leiria, Leiria

A Defesa da Natureza Plantação

Pensar os espaços naturais como espaços de criação e experiência artística é o principal objetivo d’A Defesa da Natureza. Projeto desenvolvido pela BoCA
desde 2021, aproxima comunidades locais e artísticas, chamando-as a contribuir para uma floresta 
de obras de arte. Depois de ter passado por Lisboa, Almada, Faro, Penafiel e Braga estreia-se em Leiria em parceria com a Zero.

© Adriano Ferreira Borges
© António da Silva Pereira

No dia 17 de janeiro a BoCA à ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, para promover uma ação de plantação de árvores e arbustos autóctones na Mata Nacional de Leiria.

Esta iniciativa tem como objetivo o restauro de dois habitats naturais de conservação prioritária — o zimbral dunar e o faial-medronhal — numa área sob gestão do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A atividade é gratuita, aberta a todas as pessoas interessadas, e inclui seguro de acidentes pessoais. O almoço será em formato de piquenique, promovendo um momento de convívio entre os participantes, sendo da responsabilidade de cada um.

Programa:

09:30 – Receção dos participantes e início da ação de plantação
12:30 – Pausa para almoço piquenique no Parque de Merendas do Samouco (local do ponto de encontro inicial)
16:00 – Fim da atividade

SOBRE A DEFESA DA NATUREZA
Projecto participativo pensado a dez anos através do qual a BoCA alia a criação e programação artística à plantação de árvores em espaços naturais. Criado em 2021, “A Defesa da Natureza” compreende: por um lado, a plantação de espécies vegetais autóctones em diferentes municípios do país para a construção de uma “floresta de obras de arte”; por outro, convidando artistas de diversos territórios artísticos para criarem performances em espaços naturais através do ciclo “Quero Ver as Minhas Montanhas”.

A partir do legado de “7.000 carvalhos” de Joseph Beuys, figura incontornável da arte ecológica, a BoCA desenha uma plantação sustentável envolvendo a colaboração de artistas e da população local. Criando uma correspondência direta entre gerar vida (natural) a gerar vida (artística), cada plantação estabelece assim um pensamento integrado que unifica o natural e o artístico, numa combinação entre arte e ambiente, biodiversidade e sustentabilidade.

Sessões

17.01.26

Mata Nacional de Leiria, Leiria

09:30 – 16:00
Obs.
Inscrições até 13 de Janeiro; Participação gratuita mediante inscrição através deste link AQUI
Info
Ponto de Encontro no Parque de Merendas do Samouco às 9H30
Material de apoio
Será fornecido gratuitamente aos participantes (luvas e outros utensílios de plantação).
Parceria
ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável
Apoio
República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes