Scotoma Cintilante

Jonathan Uliel Saldanha

9 – 29 abril 2019

Teatro Nacional São Carlos, Lisboa

Música

Músico de visceralidades sonoras e performativas, formado em artes visuais, produtor, criador multifacetado, Jonathan Saldanha é mestre xamânico das novas tecnologias e linguagens artísticas, num mundo de pós-produção onde a futurologia tem raíz tribal e ritualística. Jazz, hip hop, eletrónica, gestos de composição entre a música, a performance e as artes visuais, Jonathan move-se numa permanente reformulação e resignificação inventiva do já existente no mundo. Depois de peças como “Oxidation Machine” (2016), “O Poço” (2017) ou “SØMA” (2018), e com um percurso pluridisciplinar que já o levou ao Primavera Sound, Sónar, OUT.FEST, Palais de Tokyo, entre outros, apresenta agora na BoCA “Scotoma Cintilante”, concerto-performance para coro misto de cegos e partitura gráfica tridimensional.

A superfície de uma máquina-escultura é a matéria inanimada que opera a mutação sobre a voz no tempo. Partindo de uma mundivisão onde a relação tátil com a matéria inanimada é a fonte primordial da construção do som, este concerto-performance inscreve-se entre matéria e anima, pré-linguagem e superfície, operando a intercepção de quatro eixos distintos: o aparelho vocal humano; a mediação de uma linguagem háptica; a refração como mecanismo tático de mutação e rematerialização do tempo; e a camuflagem da palavra pela voz. Projeto de investigação que surge a convite da Escola das Artes – UCP para o desenvolvimento de uma peça vocal que reflete os arquétipos da paixão de Cristo, desenvolvido em residência artística.

Sessões

09.04.19

Auditório Ilídio Pinho (Edifício das Artes, Universidade Católica do Porto), Porto

19:30

29.04.19

Teatro Nacional São Carlos, Lisboa

20:00
Concepção
Jonathan Uliel Saldanha
Mecanismo de refração coral
Pedro Monteiro, Jonathan Uliel Saldanha
Coro
Ver Pela Arte
Maestrina
Ivelina Kavrakova Pereira
Maestro
Pedro Monteiro
Apoio ao desenvolvimento da escultura
André Perrotta
Corporalidade
Catarina Miranda
Desenho da luz
Catarina Miranda, Jonathan Uliel Saldanha
Produção executiva
Sara Gomes / SOOPA
Apoios
DGArtes, Fundação GDA, Universidade Católica do Porto – 40 anos, Centro Nacional de Cultura e ACAPO, Academia de Amadores de Música