Odete quer “destruir a exibição performativa que transforma os nossos corpos em mercadorias” e “mentir sobre a História para que possamos remodelar o futuro”. O projeto “On Revelations and Muddy Becomings” é o culminar de um trabalho sobre sombras e política que Odete, artista multidisciplinar que opera no domínio da música, artes visuais, performance e teatro, tem vindo a criar.
Odete
Herlander
Tita Maravilha
“On Revelations and Muddy Becomings” é composto por três elementos – um livro mágico, um videojogo e uma performance – que se relacionam entre si e conta com a colaboração e interpretação de Tita Maravilha, Herlander e da própria Odete. Passado num arquivo futuro do planeta Terra, esta peça cria e habita um território ficcional onde a arqueologia é implicada, onde o corpo ancestral é trazido para o presente somaticamente, onde os poemas são rituais e onde os fantasmas têm lugar para rir. Entre óleos e dildos mágicos, deusas hermafroditas e viagens interplanetárias, xs performers cuidam-se entre si, revelando talvez uma comunidade para além das verdades da história.



Odete ficciona uma sociedade secreta ligada a nomes como Joana d’Arc, Eliogabalus ou Chevalier D’Eon. Através de uma série de símbolos e segredos, passados de geração em geração, a artista especula sobre este grupo oculto, que resistiu ao longo dos tempos incógnito a historiadores e arqueólogos. Trata-se de uma abordagem crítica ao silêncio histórico, em torno das questões do corpo, identidade de género e do mundo queer.
O projeto foi o vencedor da primeira edição de RExFORM – Projeto Internacional de Performance, que nasce da colaboração da BoCA com o MAAT.