Total Jan Martens
O coreógrafo belga Jan Martens (1984) passou por Lisboa durante a última edição da BoCA para apresentar o seu brilhante solo ODE TO THE ATTEMPT, no MAAT. Regressa agora para dirigir um workshop onde abordará vários temas centrais do seu trabalho, como o encontro ou a implicação física e a performance, levando os participantes através da história do minimalismo, praticando metodologias coreográficas e criando novos materiais.
O workshop oferece uma imersão total na diversificada paisagem coreográfica das criações de Jan Martens, que apresenta aos participantes as metodologias que utilizou para alguns de seus trabalhos, viajando através dos padrões geométricos e exaustão de THE DOG DAYS ARE OVER, a câmera lenta e a intimidade de SWEAT BABY SWEAT, o ato de lenta transformação e improvisação estruturada da sua última criação RULE OF THREE (2018). Tópicos diferentes serão abordados: esgotamento, minimalismo, humanismo, intimidade, consciência corporal, precisão e transparência.


Jan Martens
Jan Martens (n. Bélgica, 1984) estudou na Academia de Dança Fontes em Tilburg e licenciou-se no Conservatório Real Artesis em Antuérpia. Atuou com Mor Shani, Tuur Marinus, Ann Van den Broek entre outros. Em 2009, começou o seu próprio trabalho coreográfico. Foi recebido nessa qualidade por Frascati, ICKamsterdam, CAMPO e DansBrabant. Em 2014, juntamente com o líder empresarial Klaartje Oerlemans, fundou o GRIP em Antuérpia / Roterdão, a partir de onde organiza e distribui o seu trabalho. De setembro de 2014 a junho de 2016, Martens foi artista residente no Tanzhaus NRW em Düsseldorf. Entre o verão de 2016 e o verão de 2018, será o Artista Associado no CDC Le Gymnase em Roubaix, Nord Pas de Calais e ao mesmo tempo é Associado Criativo no Campus de Arte Internacional deSingel até 2021.
Os trabalhos de Jan Martens são frescos, assim como hardcore, mas acima de tudo comunicam diretamente. Ele não tenta criar a sua própria linguagem de movimento, mas forma e reutiliza os idiomas existentes, colocando-os em contextos diferentes para que surjam novas ideias. O ser humano é central para o seu trabalho.
O seu primeiro trabalho importante foi “I CAN RIDE A HORSE WHILST JUGGLING SO MARRY ME” (United-C, 2010), que retratou uma geração de mulheres jovens numa sociedade dominada por redes sociais. Seguiram-se regularmente novas criações, ganhando prémios e atraindo consistentemente um público cada vez maior. “A SMALL GUIDE ON HOW TO TREAT YOUR COMPANION” foi selecionado para Aerowaves em 2011. “SWEAT BABY SWEAT” foi escolhido para o Nederlandse Dansdagen 2012 e o Circuit X 2013, estando agora a atuar em todo o mundo. Posteriormente, Martens produziu três obras sobre a beleza não convencional, para performers cujos corpos não são o que se esperaria de um contexto de dança contemporânea: “BIS” para Truus Bronkhorst de 62 anos, “LA BETE” para a jovem atriz Joke Emmers e “VICTOR”, um dueto para um jovem e um homem maduro, que Martens criou juntamente com o diretor Peter Seynaeve.
Em 2014, Martens criou a performance de grupo “THE DOG DAYS ARE OVER” que foi selecionada para o Het Theaterfestival Vlaanderen. Esta performance também foi apresentada no Nederlandse Dansdagen, assim como o seu trabalho a solo “ODE TO THE ATTEMPT” (2014). O seu novo trabalho, “THE COMMON PEOPLE”, estreou em maio de 2016.
Jan Martens recebeu o prémio Prins Bernhard Cultuurfonds Noord-Brabant em 2014 e o prestigiado Charlotte Köhlerprijs em 2015. O seu trabalho é realizado regularmente na Flandres, nos Países Baixos, em França e na Alemanha, e também pode ser visto noutros festivais e teatros, incluindo Dampfzentrale em Berna, Théâtre De La Ville em Paris, Tanz Umbrella em Londres, Tanz Im August, Tanzquartier em Viena, Usine-C Montréal, Dansens Hus em Estocolmo e Dansehallerne em Copenhaga.
A quem se destina
-
M/16, estudantes e profissionais de dança, teatro e performance, com uma forte consciência corporal e uma básica condição física.
Os interessados deverão enviar um email para info@bocabienal.org com a seguinte documentação: nome, data de nascimento, contato telefónico e nota biográfica. -
Data limite de inscrição: 31 de setembro.