Florentina Holzinger
Workshop

21 – 22 setembro 2019

MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, Lisboa, Lisboa

Workshop

Neste workshop, vamos recrutar guerreiros, assumindo que isso resultará numa arte melhor. Usamos a preparação de um lutador para a preparação do nosso trabalho artístico. Começamos a partir de um estado de desafio físico, inspirando-nos nas artes marciais e no treino de boxe. Trabalharemos sobre a condição física, com luvas, com parceiros e prepararamo-nos para alguma disputa, o “pas de deux” do ringue.

Ainda que queiramos passar algum tempo no teste de técnicas de combate reais, o nosso foco será o ato de persegui-las, de passar por um treino de grupo e de nos apropriarmos dele para a nossa prática.
Como podemos usar a preparação de um combate no ringue como uma preparação para fazer dança ou arte? E se a preparação do lutador for um processo artístico? Queremos explorar a possibilidade de troca de disciplinas físicas como uma ferramenta para bailarinos, criadores e pessoas criativas. Nesse espírito também investigamos a performatividade da colaboração que acontece entre instrutor e lutador, treinador e aluno, personal trainer e cliente.

“O medo é o maior obstáculo para a aprendizagem em qualquer área, mas em particular no boxe. Por exemplo, o boxe aprende-se através da repetição. Se você praticar uma e outra vez, você consegue domina-lo… no entanto, em vez de tentar aprender, se você for atingido e se se aleijar, isso torna-o cauteloso, e quando você é cauteloso, não pode repeti-lo e, quando não pode repeti-lo, vai atrasar o processo de aprendizagem…”
– Cus D’Amato, treinador de Mike Tyson

Neste workshop, transformaremos o nosso corpo numa arma para servir os nossos sonhos.

Florentina Holzinger
Estudou coreografia na School for New Dance Development (SNDO). A sua criação de fim de curso, “Silk”, foi premiada com o Prix Jardin d’Europe no lmPulsTanz Festival 2012. Colaborou com Vincent Riebeek para uma trilogia de peças, “Kein Applaus für Scheiße”, “Spirit” e “Wellness” (2011-2013). O seu segundo trabalho a solo estreou em 2015 – “Recovery” é uma consideração experimental sobre um acidente de estágio traumático que ela sofreu e explora criticamente através de vários tipos de representação feminina, bem como o potencial da corporalidade feminina. Posteriormente, Holzinger começou a procurar nas artes marciais a forma de treinar para a vida de uma artista. Florentina também é co-autor e intérprete da série da “Body and Freedom”, iniciada pelo Berliner Festspiele em 2016. No seu mais recente trabalho, “Apollon” (2017), a coreógrafa vienense hackeia a génese de um ballet homónimo de George Balanchine (1928). Atualmente, trabalha no TANZ para uma sobre-interpretação do ballet Les Sylphides, uma performance que reunirá um elenco de atores profissionais e bailarinos de formação clássica. O trabalho vai estrear em outubro de 2019 em Viena. Sob a nova direção de René Pollesch da Volksbuhne, em Berlim, Florentina Holzinger será uma artista residente a partir de 2019.

Sessões

21 – 22.09.19

MAAT - Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, Lisboa, Lisboa

11:00 – 18:00
A quem se dirige
M/16, estudantes e profissionais de artes performativas e outras áreas criativas, com uma forte consciência corporal
Inscrições
Pode inscrever-se através do preenchimento deste formulário.
Produção
BoCA
Parceria
Fundação GDA
Apoios
Câmara Municipal de Lisboa, MAAT
Fotografia
Bruno Simão
Agradecimentos
A BoCA agradece à VITORIA NOBRE ARTE Boxing Club o apoio ao workshop
Custo de participação
Normal: 60€
Cooperadores Artistas da GDA: 25€ (máx. 10)