Chatroom

Ana Borralho, João Galante

13 – 14 outubro 2023

Teatro de Bairro, Lisboa

Performance

Nesta nova peça, Ana Borralho & João Galante propõem uma jornada imprevisível e envolvente que explora a natureza volátil e transitória das conexões humanas na era digital. A proposta é transformar o palco numa chatroom, chamando o público a ser parte ativa da obra de arte. Os visitantes desta sala virtual são imersos num ecrã de vídeo que abrange o horizonte. São então convidados a escolher um nome de usuário e um avatar de forma a construir uma identidade digital única.

O desafio a seguir é que troquem mensagens visuais ou sonoras entre si, refletindo sobre temas como a paisagem, a presença, eu e o outro, a solidão, a identidade, a vulnerabilidade e a empatia, enquanto a linha que separa a realidade virtual e a experiência humana se torna cada vez mais ténue.

Ligações surpreendentes são estabelecidas e dissolvidas rapidamente, enquanto as imagens flutuam na tela como pinceladas abstratas. Um elenco anónimo observa a interação participando como moderador subtil, fornecendo estímulos provocativos para incentivar a uma maior introspeção, e à sequência estrutural da peça.

Em suma, “Chatroom” é uma experiência que ilumina a complexidade das relações humanas no mundo contemporâneo. Uma meditação coletiva que ao invés de afastar, desperta o senso e necessidade de conexão e compreensão entre seres humanos virtualmente conectados.

Sessões

13.10.23

Teatro do Bairro, Lisboa

19:30

14.10.23

Teatro de Bairro, Lisboa

21:30
Conceito e direção artística
Ana Borralho & João Galante
Colaboração artística e dramatúrgica
Fernando J. Ribeiro
Assistência artística
Daniel Matos
Banda sonora original
Coolgate aka João Galante
Colaboradores
Ana Freitas, Inês Coias, Tiago Gandra
Direção técnica
Manuel Abrantes
Direção executiva e administração
Mónica Samões
Direção de produção e difusão
Andrea Sozzi
Produção
Joana Duarte e Maria João Malheiro
Comunicação
this is ground control
Produção
casaBranca
Coprodução
BoCA – Biennial of Contemporary Arts
Financiamento
A casaBranca é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes
Aplicativos
Para a completa fruição e participação no espetáculo, recomenda-se levar os telefones com a bateria carregada. É também aconselhado ter já instalada a aplicação Telegram (App Store & Google Play).