Livro | BoCA Bienal de Artes Contemporâneas. Onde a Travessia é Possível
Lançamento

14 abril 2025

São Luiz Teatro Municipal, Lisboa

Pensamento

A BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas lança a sua primeira publicação, assinalando um momento significativo nos seus dez anos de atividade.

© Bruno Simão

O livro a BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas: Onde a travessia é possível, marca o fim de um ciclo de dez anos de atividade e propõe uma reflexão sobre as práticas multi-, inter- e transdisciplinares. Com prefácio de Tiago Rodrigues, o livro reúne um conjunto de textos encomendados a Cláudia Madeira, Claudia Galhós, Raquel Lima, Gonçalo M. Tavares, Gaya de Medeiros, Odete, Delfim Sardo e Sara Franqueira, uma entrevista feita a várias mãos, documentação de processos criativos e de entrevistas a artistas, e uma série de obras visuais inéditas encomendadas a Gus Van Sant, Agnieszka Polska, Romeo Castellucci e Tânia Carvalho.

O lançamento decorreu no Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal, com uma conversa conduzida por Suzanne Marivoet, diretora executiva da BoCA, sobre os conceitos e temáticas do livro que contou com a participação do fundador e curador da BoCA, John Romão; da jornalista e escritora Cláudia Galhós; do curador Delfim Sardo; e da cenógrafa e investigadora Sara Franqueira.

“As propostas da BoCA passam por atrair artistas para uma experiência satélite, um parêntese no seu caminho, uma exceção à regra. (…) Aqui está uma as causas e também consequências indispensáveis do programa artístico da BoCA: o desvio convida à experimentação.”
— Tiago Rodrigues

“Tinha a expectativa de que a BoCA não fosse apenas mais um evento, mas sim um movimento contínuo que incentivasse a reflexão crítica, a interação entre instituições, áreas artísticas, geografias e públicos. Sabia que a sua força residia numa identidade plural, colaborativa, sinérgica e inclusiva, que transcendesse fronteiras artísticas, culturais e sociais.”
— John Romão

Sessões

14.04.25

São Luiz Teatro Municipal, Lisboa

18:30
Conceito
John Romão
Textos
Tiago Rodrigues, Cláudia Madeira, Claudia Galhós, Raquel Lima, Gonçalo M. Tavares, Gaya de Medeiros, Odete, Delfim Sardo, Sara Franqueira
Ensaios Visuais
Gus Van Sant, Agnieszka Polska, Romeo Castellucci, Tânia Carvalho
Design Gráfico
Ana Resende Studio
Coordenação de projeto
Laila Algaves Nuñez, Manuela Costa
Revisão e tradução
José Roseira
Fotografias
Bruno Simão, Enric Vives-Rubio, Borys Dmytruk, Ricardo Castelo
Impressão
Gráfica Maiadouro