Pensar os espaços naturais como espaços de criação e experiência artística é o principal objetivo d’A Defesa da Natureza. Projeto desenvolvido pela BoCA desde 2021, aproxima comunidades locais e artísticas, chamando-as a contribuir para uma floresta de obras de arte.
Depois de ter lançado raízes em Faro, Almada e Lisboa, o projeto participativo A Defesa da Natureza chegou ao norte Portugal, em parceria com os municípios de Braga e Penafiel.
Bétulas, carvalhos, loureiros, pinheiros mansos, castanheiros, medronheiros e sobreiros enriqueceram a flora da Ilha-Sombra na Encosta das Lages, em Penafiel. Numa iniciativa que juntou 30 participantes, levada a cabo com o novo espaço de cultura e criatividade - o Ponto C - no dia 16 de novembro.
O projeto “Ilhas Sombra” em Penafiel, destina-se à plantação de flora autóctone, que visam combater os efeitos das alterações climáticas nas cidades, assim como promover a biodiversidade.
Seguindo a ideia de Joseph Beuys de que qualquer pessoa pode ser artista, a arte de gerar vida concretiza-se no gesto ecológico de plantar uma árvore. Nestas plantações, cada pessoa é convidada a atribuir um título à sua árvore, tratando-a como uma criação artística.
SOBRE A DEFESA DA NATUREZA
Projecto participativo pensado a dez anos através do qual a BoCA alia a criação e programação artística à plantação de árvores em espaços naturais. Criado em 2021, “A Defesa da Natureza” compreende: por um lado, a plantação de espécies vegetais autóctones em diferentes municípios do país para a construção de uma “floresta de obras de arte”; por outro, convidando artistas de diversos territórios artísticos para criarem performances em espaços naturais através do ciclo “Quero Ver as Minhas Montanhas”.
A partir do legado de “7.000 carvalhos” de Joseph Beuys, figura incontornável da arte ecológica, a BoCA desenha uma plantação sustentável envolvendo a colaboração de artistas e da população local. Criando uma correspondência direta entre gerar vida (natural) a gerar vida (artística), cada plantação estabelece assim um pensamento integrado que unifica o natural e o artístico, numa combinação entre arte e ambiente, biodiversidade e sustentabilidade.