Em Março de 2020, a BoCA voltou ao Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira, na Moita, para oferecer ao público local um novo ciclo de extensão das suas atividades. Este ciclo contou com três atividades de participação gratuita.
Jonas & Lander
Carolina Trigueiros
Horácio Frutuoso
John Romão
PROGRAMA 07-10.03.2020
WORKSHOP “POLVO INTEIRO” COM JONAS & LANDER
Em “Polvo Inteiro” é proposto um conjunto de práticas que estudam e desenvolvem o potencial do performer / bailarino por inteiro onde voz, respiração, e expressão facial são integradas na dança. As múltiplas influências a que somos sujeitos nos dias que correm são bem-vindas e digeridas para que deem músculo tanto à voz, quanto à respiração, quanto à expressão facial e ao próprio corpo. São desenvolvidas práticas de coesão de grupo, onde é criado um terreno fértil para a exploração emocional e corporal. A dança é aqui olhada como partitura musical com múltiplos espaços de ocupação, dinâmicas e ritmos. O que se recolhe no final assemelha-se ao caminho de um “performer polvo” consciente de cada tentáculo, tinta, forma e cor que pode adquirir e/ou utilizar.
CONVERSA “O QUE É ISSO DAS ARTES CONTEMPORÂNEAS?”
Com a participação de John Romão (director artístico da BoCA), Carolina Trigueiros (assessora de programação da BoCA) e Horácio Frutuoso (Artista Residente da BoCA no biénio 2019-2020), o encontro/conversa “O que é isso das artes contemporâneas?”, com alunos de várias escolas secundárias locais do concelho da Moita, visa introduzir o pensamento sobre as práticas artísticas contemporâneas desenvolvidas no seio da BoCA.