Empezar un Mundo, Subir a una Cumbre
Workshop de teatro

Alberto Cortés

2 – 3 agosto 2025

Teatro do Bairro Alto, Lisboa

Summer School Workshop

“Empezar un Mundo, Subir a una Cumbre” é um workshop de criação performativa orientado pelo dramaturgo e criador de teatro espanhol Alberto Cortés, que convida a pensar a criação como ato de visão e risco. Durante o workshop, propõe escalar cumes invisíveis, dar corpo ao que ainda não existe e investigar formas alternativas de construir mundo – não com tijolos ou certezas, mas com palavras, gestos e afetações.

©Bruno Simão

A partir de práticas desenvolvidas ao longo dos seus últimos projetos, Cortés trabalha com a ideia de mundo como construção poética e política. A sua abordagem queer à performance recusa o previsível e instala-se na intimidade partilhada, na relação com o espetador como cúmplice e amante, na escuta do que está por vir. “Começar um mundo” não é levantar um edifício, mas abrir uma fenda. Subir a um cume não é alcançar um topo, mas encontrar novas formas de ver.

Neste workshop intensivo, ao longo de dois dias, os participantes são convidados a experimentar ferramentas cénicas que operam entre o visível e o invisível, entre o real e o imaginado. Trata-se de um espaço de descentralização: de métodos, referências e de estruturas normativas.

Alberto Cortés, um dos artistas mais destacados da cena espanhola, propõe explorar uma prática de deslocamento: um desvio radical do conhecido, rumo à criação como impulso de encantamento. Um convite a criar o mundo com as mãos vazias e os olhos bem abertos.

Sessões

02 – 03.08.25

Teatro do Bairro Alto, Lisboa

10:30 – 13:30, 15:00 – 18:00
Destinatários
M/16, estudantes, profissionais de artes performativas e pessoas interessadas nas temáticas propostas.
Preço de participação
Normal: 50 €
Artistas Cooperadores da Fundação GDA e Estudantes: 25 €
Inscrições
Através de formulário até ao dia 01/08/2025.
Max. 17 participantes.
As inscrições são feitas por ordem de receção.
Política de reembolso
A inscrição nos workshops da BoCA Summer School não dá direito a reembolso. Em caso de desistência os participantes ficam com o valor em crédito para aplicar na inscrição de outro workshop da presente edição da BoCA Summer School.
Produção
BoCA - Biennial of Contemporary Arts (Lisboa)
Parceria
Fundação GDA, Teatro do Bairro Alto
Apoio
República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Millennium bcp