A Defesa da Natureza em Braga

Entrada livre

23 novembro 2025

Monte do Picoto, Braga

A Defesa da Natureza Plantação

Pensar os espaços naturais como espaços de criação e experiência artística é o principal objetivo d’A Defesa da Natureza. Projeto desenvolvido pela BoCA
desde 2021, aproxima comunidades locais e artísticas, chamando-as a contribuir para uma floresta 
de obras de arte. Depois de ter passado por Lisboa, Almada, Faro, Penafiel e Braga regressa novamente ao norte Portugal,
em parceria com o município de Braga.

© Adriano Ferreira Borges

No próximo dia 23 de novembro, entre as 10h e as 12h, a BoCA, em parceria com a Câmara Municipal de Braga, regressa ao Monte do Picoto para uma nova ação de plantação aberta à comunidade.

No âmbito do programa de reflorestação deste espaço natural, têm sido plantadas sobretudo espécies autóctones, como carvalhos, castanheiros, áceres, aveleiras, macieiras-bravas, cerejeiras-bravas, bétulas, medronheiros, loureiros e azevinhos.

Seguindo a ideia de Joseph Beuys de que qualquer pessoa pode ser artista, a arte de gerar vida concretiza-se no gesto ecológico de plantar uma árvore. Nestas plantações, cada pessoa é convidada a atribuir um título à sua árvore, tratando-a como uma criação artística.

© Adriano Ferreira Borges
© Adriano Ferreira Borges

SOBRE A DEFESA DA NATUREZA
Projecto participativo pensado a dez anos através do qual a BoCA alia a criação e programação artística à plantação de árvores em espaços naturais. Criado em 2021, “A Defesa da Natureza” compreende: por um lado, a plantação de espécies vegetais autóctones em diferentes municípios do país para a construção de uma “floresta de obras de arte”; por outro, convidando artistas de diversos territórios artísticos para criarem performances em espaços naturais através do ciclo “Quero Ver as Minhas Montanhas”.

A partir do legado de “7.000 carvalhos” de Joseph Beuys, figura incontornável da arte ecológica, a BoCA desenha uma plantação sustentável envolvendo a colaboração de artistas e da população local. Criando uma correspondência direta entre gerar vida (natural) a gerar vida (artística), cada plantação estabelece assim um pensamento integrado que unifica o natural e o artístico, numa combinação entre arte e ambiente, biodiversidade e sustentabilidade.

Sessões

23.11.25

Monte do Picoto, Braga

10:00 – 12:00
Obs.
Participação gratuita mediante inscrição através deste link AQUI
Produção
BoCA - Biennial of Contemporary Arts
Parceria
Câmara Municipal de Braga
Apoio
República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes