0

Sara Bichão

17 outubro 2021

Praia dos Momores e Praia Porto Brandão, Lisboa, Almada

A Defesa da Natureza Performance, Artes Visuais

Quando faço um ambiente chamado Voglio vedere le mie montagne quero afirmar um arquétipo interior da ideia de montanha: as montanhas do self. – Joseph Beuys, 1979

No ano em que se celebra o centenário do nascimento de Joseph Beuys (1921-1986), a BoCA cria o projeto “A Defesa da Natureza”, um projeto artístico colaborativo que promove novas criações artísticas no espaço natural.
Com curadoria de Delfim Sardo e Sílvia Gomes, “Quero ver as minhas montanhas” conta com a participação dos artistas Sara Bichão, Diana Policarpo, Dayana Lucas, Gustavo Sumpta, Gustavo Ciríaco, Musa paradisiaca e Berru.
A premissa propõe aos artistas convidados olharem o legado de Beuys, ao mesmo tempo que observam as suas próprias montanhas, ou o seu ‘eu’ interior.
A partir de fundamentações e géneros artísticos diversos, que vão das artes plásticas às artes performativas, cada artista é convocado a conceber uma intervenção inédita a ter lugar junto ao mar, ao rio ou num espaço verde, nutrindo afinidades entre arte e natureza.
São 7 sessões únicas, durante os 7 fins de semana da bienal, distribuídas entre Lisboa, Almada e Faro.

Sara Bichão
Diana Policarpo
Dayana Lucas
Gustavo Sumpta
Musa paradisiaca
Coletivo Berru
Gustavo Ciríaco

“0” é uma ação em 3 tempos: (1) margem; (2) rio; (3) margem. Consta do transporte de um bloco oval de gelo, que atravessa o Rio Tejo pela via marítima desde a margem de Lisboa até à margem de Almada. No seu interior, está suspensa uma escultura até que o fenómeno do degelo suceda.

Um projeto ambicioso que liga a remo as duas cidades e poderá ser acompanhado do ponto de Partida (Praia dos Momores) ou do ponto de Chega (Praia do Porto Brandão) e, paralelamente, em live streaming no Instagram da BoCA.

Sessões

17.10.21

Praia dos Momores e Praia Porto Brandão, Lisboa, Almada

13:00 – 14:30
Partida e Chegada
Praia dos Momores (Av. Brasília – Lisboa).
Junto ao Forte do Bom Sucesso
Praia Porto Brandão (2825-109 Caparica, Almada)
Curadoria
Delfim Sardo e Sílvia Gomes
Artistas
Sara Bichão, Diana Policarpo, Dayana Lucas, Gustavo Sumpta, Musa paradisiaca, Coletivo Berru e Gustavo Ciríaco
Produção
BoCA
Parceiro institucional
República Portuguesa / Ministério da Cultura
Apoios
Clube Ferroviário de Portugal, Federação Portuguesa de Remo e Transaire