The New Sun

Agnieszka Polska

3 – 15 setembro 2021

Museu Geológico de Lisboa, Lisboa

Artes Visuais

Vídeos oníricos que exploram o tempo e a memória. Este é o mundo de Agnieszka Polska, nascida na Polónia, em 1985, quando ainda era um estado comunista, interessada em histórias esquecidas e mitos culturais, especialmente de artistas desaparecidos.

Os recentes trabalhos de arte digital de Agnieszka Polska abordam temáticas relativas à crise ecológica, às catástrofes ambientais e humanitárias. A artista polaca é autora de vídeos alucinogénicos e hipnóticos, que propõem experiências imersivas, em peças artísticas geradas e manipuladas por computador, para nos pôr a refletir sobre linguagem, história, ciência e ativar uma consciência crítica sobre a responsabilidade social e individual de cada de nós num mundo de pós-verdade.

“The New Sun” apresenta uma projeção do sol personificado como um personagem animado que se dirige diretamente ao público com teoria científica, poesia, desastres ambientais, piadas banais e canções de amor. Aqui, o sol é tudo o que vês antes do colapso final do teu sistema, do teu planeta, do teu pôr-do-sol – a última testemunha da tua extinção, conduzindo-te suavemente para o buraco negro de uma última meditação.

Sessões

03 – 15.09.21

Museu Geológico de Lisboa, Lisboa

10:00 – 18:00
Classificação etária
M/6
The New Sun
2017 | Vídeo HD, 12’19”
Cortesia da artista e de Zak | Branicka, Berlim