In someBODY´shoes
Criação resultante do projeto Mutantes - entre o teatro e o museu

15 dezembro 2024

MAC/CCB Museu de Arte Contemporânea e Centro de Arquitetura, Lisboa

Performance, Pensamento

A ativação performativa in someBODY´shoes é o último encontro do projeto Mutantes que durante 4 meses pensou sobre formatos alternativos, ou existências outras no interior de formatos convencionais, questionando assim a dimensão performativa dos lugares e das coisas.

© Bruno Simão

As determinações são desenhadas por pessoas; outras pessoas fazem normas para as cumprir; as regras determinadas ficam assim desenhadas nos espaços; os espaços ficam marcados nos corpos de todas as outras pessoas, os corpos de inúmeras pessoas ficam marcados nas obras de arte e as obras de arte marcam as pessoas já marcadas desenhando espaços normativos. E o que fazemos ao que não cabe nas normas, ao que sobra das determinações, aos desejos que excedem as regras dos espaços, aos sonhos que sonham outros corpos? Descalçamos os sapatos, pomos os pés em chão ainda não pisado, refazemos o corpo com os sapatos que estão ao lado.

Nesta ocupação performativa duracional, propomo-nos a descobrir o gesto económico que muda a norma, a ação infinitamente pequena que desloca a determinação, o convite sereno que muda o desenho, a regra singela e inusitada que refaz o corpo. Em diferentes salas desenhadas pelo formato expositivo, pequenos convites/desafios são lançados ao corpo para que conquiste um formato performativo.
Ver de outra maneira, sentar-se em outro formato, deslocar-se num outro ritmo, atentar em outra coisa, ver o outro, ser o outro, ser-se o mesmo nos sapatos do outro.

SOBRE O PROJETO
Mutantes – entre o teatro e o museu é um projeto participativo, aberto a todas as pessoas a partir de 21 anos, que pretende reunir uma comunidade de pessoas em redor da exploração da transdisciplinaridade como espaço de pensamento, prática e ferramenta de construções culturais coletivas. Centra a sua linha orientadora no diálogo entre o palco e o museu como instâncias artísticas configuradas por dispositivos que agregam estratégias de dar a ver. Mais que abordar discursos e práticas de vários géneros artísticos pretende-se explorar e questionar um terreno de contaminação entre eles, inquirindo a urgência de mudar, de transformar, de readaptar, de variar, de transmutar.

Sessões

15.12.24

MAC/CCB Museu de Arte Contemporânea e Centro de Arquitetura, Lisboa

15:00 – 18:00
Direção e Coordenação
Sara Franqueira
Participantes
Ana Teresa Silva, Biatriz Ribeiro, Biatriz Carvalho, Catarina Antonieta, Joana Pires, João Albano, Lara Almeida, Luísa Ferreira, Maria Carnall, Maria Rodrigues, Martim Morais, Sofia Bessa, Teresa Coutinho, Vera Barquero