Echoes of whispers, plimplim
Circulação

Adriana Proganó

26 novembro 2025

Mina de S. Domingos, Mértola

Artes Visuais

A convite da BoCA, Adriana Proganó criou “Echoes of whispers, plimplim”, a sua primeira instalação para o espaço natural e exterior. Através de esculturas dispostas no espaço, o visitante é conduzido a perceber sonoridades provenientes de lugares inusitados, expandindo a escuta para além do habitual.

©Enric Vives-Rubio

A instalação de Proganó combina escultura e som para explorar a relação entre corpo e escuta. Através de três esculturas figurativas dispostas no espaço verde, o público é convidado a perceber sonoridades provenientes de lugares inusitados, expandindo a sua dimensão da escuta, proveniente do solo.

Com uma prática que atravessa pintura, escultura e instalação, artista vencedora dos Prémios Jovens Artistas EDP 2021, Adriana Proganó constrói um imaginário que reflete normas e estruturas estabelecidas, criando personagens e objetos que transitam por diferentes territórios, propondo novas formas de relação com o espaço.

A instalação “Echoes of whispers, plimplim” foi inaugurada no jardim exterior da Galeria Quadrum, numa encomenda e produção da bienal BoCA 2025. Esta instalação integra o ciclo de parceria entre a BoCA e as Galerias Municipais da EGEAC, que desde a primeira edição da bienal tem vindo a apresentar obras para o espaço exterior da galeria. Neste ciclo, inserem-se também Tania Bruguera com “Narciso” (2019), e Musa Paradisíaca com “Casa-animal” (2017).

©Enric Vives-Rubio
©Enric Vives-Rubio
Sessões

26.11.25

Mina de S. Domingos, Mértola

Curadoria
John Romão
Composição e interpretação sonora
Adriana Proganó, Violeta Azevedo, José Bica
Produção de esculturas
Relevo Produções Artísticas & Publicidade
Comissão e produção
BoCA - Biennial of Contemporary Arts (Lisboa)
Co-produção
Galerias Municipais EGEAC – Galeria Quadrum