Este é um tribunal encenado; no entanto, tudo o que acontece dentro dele é genuíno: do mineiro ao rebelde, ao advogado de Haia. O tribunal é encenado no meio da zona de guerra civil e filmado por 7 câmeras diante de 1.000 espectadores. Assim, “Congo Tribunal” é um filme impossível. No entanto, ele existe. – Milo Rau
A guerra no Congo causou mais de 6 milhões de mortes nos últimos 20 anos. A população está a sofrer, mas os infratores ficam impunes. Muitas pessoas vêem esse conflito como uma das mais cruciais batalhas de distribuição económica da globalização, porque o país tem grandes depósitos de muitas matérias-primas de alta tecnologia.
Milo Rau desenvolve um teatro e um cinema escandaloso, que questiona a realidade, desde os re-enactmens de julgamentos internacionais, à exploração da pedofilia (“Five Easy Pieces”) ou ao genocídio no Ruanda (“Hate Radio”). Em “Congo Tribunal”, o artista consegue reunir vítimas, perpetradores, testemunhas e analistas do conflito para um inédito tribunal civil no leste do Congo. Milo Rau cria um retrato, sem filtros, de uma das maiores e mais sangrentas guerras económicas da história da humanidade.
Críticas
-
“Uma das mais ambiciosas peças de teatro político alguma vez feitas.” – THE GUARDIAN
-
“Onde falha a política, só a arte pode ajudar” – DIE ZEIT
-
“O projecto artístico mais incrível do nosso tempo.” – RADIO FRANCE INTERNATIONALE