A partir da experiência em “Adilson”, Cati - uma das intérpretes da primeira ópera de Dino D’Santiago, aborda através desta masterclass a criatividade enquanto prática de presença e escuta interna.
Através de reflexão conjunta e exercícios simples, esta masterclass convidou os alunos a compreender a criatividade como modo de estar no mundo e como ponto de partida para uma expressão artística autêntica, reconhecendo o potencial transformador deste gesto criativo.
Cati, artista que nos religa à nossa dimensão humana, pisa os grandes palcos portugueses há mais de 20 anos com vários projetos e artistas de relevo nacional, tais como Expensive Soul, Rui Veloso, Sara Tavares, Dino D`Santiago e Cuca Roseta, num percurso que contou também com a sua participação na segunda edição do programa Operação Triunfo da RTP (2003). Em 2013 editou o seu primeiro álbum, intitulado “Dentro”, com Tiago Costa – produtor, maestro, arranjador e pianista que produziu conhecidos nomes da música popular brasileira, tais como Maria Rita, entre outros – trazendo ressonâncias musicais de alguns dos seus compositores brasileiros favoritos. O segundo álbum surge em outubro de 2018. Em “Estrangeira” descobre-se como compositora das suas próprias canções. Em 2023 com o lançamento dos singles “Flutuar” e “Vem Dizer” provou a sua própria a sensibilidade e profundidade marcando o início de uma nova fase criativa, de caráter muito orgânico e fruto do seu percurso de descoberta pessoal e artística ao longo dos anos. Setembro de 2024 marca o lançamento do seu mais recente projeto, Lugares Incomuns, que iniciou com concertos únicos em locais inesperados, dando primazia à proximidade com o público.