Bienal 2017 – Primeira Edição

Filipa Francisco, Filipe Reis, José Luís Bento Coelho, Paulo Raposo, Pedro Tudela, Vera Mantero
Música Pobre

1 – 22 abril

Lisboa – Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional São João, Cine-Teatro Avenida Bienal 2017 música

Há alguns anos, o crítico de música Dominic Gill fez uma comparação curiosa entre o trabalho da compositora russa Sofia Gubaidulina e os princípios do encenador polaco Jerzy Grotowski, que escreveu uma das bíblias da prática teatral, “Teatro Pobre”.

Roubada essa referência, Gill propôs dizer que Sofia Gubaidulina escrevia “Música Pobre”. O que Gill queria provavelmente dizer era que a “pobreza” marca a música de Gubaidulina, no sentido de gerar uma enorme energia e concentração, reforçando a fragilidade do som, suspiros e gemidos, pedaços do canto ortodoxo da Rússia, simples e gigantes uníssonos, arrepios e tremores como se se tratasse de um filme.

Ao longo de 6 meses, alunos de três escolas de música do país participam neste projeto de formação e de criação artística, dirigido por Filipa Francisco (coreógrafa), Pedro Tudela (artista plástico e sonoro), Paulo Raposo e Filipe Reis (antropólogos) e José Luís Bento Coelho (engenheiro acústico) e Vera Mantero (coreógrafa).

As apresentações públicas do resultado deste encontro terão lugar no salão nobre do Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa), Teatro Nacional São João (Porto) e Cine-Teatro Avenida (Castelo Branco).

Produção

Sessões

01 – 02.04.17

Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa

19:00

Estreia Mundial

08.04.17

Teatro Nacional São João, Porto

17:00

22.04.17

Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco

18:00
Classificação etária
M/6

Conversa com direção artística após espetáculo
Direção artística da criação
Filipa Francisco, Pedro Tudela
Formadores
Filipa Francisco, Filipe Reis, José Luís Bento Coelho, Paulo Raposo, Pedro Tudela, Vera Mantero
Alunos
Adriana Martins Fernandes, Cíntia Filomena Paiva, Francisco Alpoim, Francisca Bonacho, Gonçalo Filipe da Luz Fernandes, Henrique Laurett, João Vicente, Leonie Asamoah, Liliyana Toma, Lucas Rei Ramos, Rúben Borges, Solange Miranda Azevedo, Vigdis Hansa Elst
Parceria
Escola de Música do Conservatório Nacional (Lisboa), Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto), Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco)
Produção
BoCA
Co-produção
Colectivo 84, Cine-Teatro Avenida, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional São João
Apoio
Fundação GDA
Projeto apoiado pelo
Ministério da Cultura / Direção Geral das Artes
Mecenas exclusivo do programa educativo da BoCA.