
Vídeo–instalação baseado na performance “Shirtology” (1997), criado para a inauguração do Centre Pompidou de Málaga, em 2015, e que integra a sua coleção de vídeo-arte. No vídeo, vemos um performer e uma coleção de t-shirts, que são despidas umas após as outras para apresentar mensagens diferentes.
O trabalho de Bel explora a relação entre a coreografia e a cultura popular, e entre o bailarino e o espectador, utilizando frequentemente o humor como mecanismo para quebrar a formalidade do ambiente teatral.
O seu interesse centra-se no difuso ponto de encontro entre o físico e o filosófico – o próprio corpo e o processo de construção da sua presença, o processo de linguagem e a relação da linguagem com os objetos (animados e inanimados), o processo através do qual se constrói a narrativa (ou o sentido), pela apresentação de objetos no tempo e no espaço.
Tão lúdica quando minimalista, “Shirtology” é “apenas” uma questão de apresentação da pessoa e de t-shirt, repletas de slogans, logos, números, datas, caras, piadas, avisos, exigências.
Jérôme Bel foi o artista convidado da sessão de apresentação da BoCA, a 6 de fevereiro, no Teatro Nacional D. Maria II.
Shirtology (1997)