Abertas as inscrições para os workshops com Ntando Cele (teatro), Tamara Cubas (dança) e Pedro Alves Sousa (som/música)

BoCA
24 Setembro 2023

Workshop de teatro com Ntando Cele

24.09 (domingo), 15h-19h
25.09 (segunda-feira), 18h-22h
Teatro da Garagem

Ntando Cele nasceu na África do Sul e vive em Bern, na Suíça. Estudou teatro em Durban e na DasArts Academy, em Amsterdão. O seu trabalho ultrapassa as fronteiras entre teatro físico, vídeo-instalação, concerto e performance. Ela combina texto, música e vídeo para recrear a sua própria identidade em cena.
Nas suas peças, questiona o conceito de identidade, investiga preconceitos e desmantela estereótipos. “Saber que uma sociedade é multicultural não significa necessariamente que exista compreensão intercultural.”

No workshop “Turning Shit into Gold” / “Transformando Merda em Ouro”, Ntando propõe a utilização da empatia como ferramenta para criações autobiográficas – onde é que se traça o limite quando se procura por histórias pessoais? Em conjunto, exploraremos táticas que permitem a construção de uma voz autêntica na sua criação.

Mais informações e inscrições AQUI.

 

Workshop de dança com Tamara Cubas

26.09 e 27.09 (terça e quarta), 18h-21h30, São Luiz Teatro Municipal
28.09 e 29.09 (quinta e sexta), 18h-21h30, Estúdios Victor Córdon
30.09 (sábado), 15h-19h (com partilha pública às 17h), São Luiz Teatro Municipal

Autonomia, aquela condição que permite relacionar-nos livremente com o Outro, ou seja, o que acontece relacionando os vários planos de tempo e espaço. Essa relação livre que pode ir fundo; como o abismo que aterroriza e seduz, mas não paralisa. Esse universo que entende a complexidade e está aberto a qualquer direção que o presente exija. Essa particularidade, despojada de paradigmas, princípios, moralidades e limites que pré-definem o encontro com o outro e o seu futuro.

Tamara Cubas convida para um processo de experimentação e análise na ação de determinadas práticas e lógicas para desvendar alguns pontos que considera úteis nesta busca de autonomia. Onde está localizado o lugar da força, do desejo ou da pulsão? Qual é a estratégia relacional? Que mundos ele integra? De que lógicas ele se afasta? Quais são os seus limites? Quais são os pontos de partida? Que universos ele integra?

Mais informações e inscrições AQUI.

 

Workshop de som/música com Pedro Alves Sousa

30.09 (sábado),  14h-18h
01.10 (domingo), 14h-18h
Biblioteca de Marvila (auditório)

Quando falamos do ato genuíno de criação, falamos de uma oferta, que provém de uma espiral, de uma neurose e de um amor. Situado num gráfico cartesiano de espiritualidade e desespero. Através de técnicas de acaso e de repetição, explorar-se-á como a música define uma meta-arquitetura e como a sua relação espaço-temporal influi na experiência subjetiva humana.

Saxofonista de rodagem imparável e energia vital para diversas movimentações nesta e noutras cidades, reconhece-se a Pedro Sousa uma capacidade tão rara quanto natural de habitar e confundir diversas esferas musicais, que na passagem pelo jazz em várias formas, pela eletrónica mais arisca, pelo rock enviesado e improvisações sem nome nem lugar nunca perde o acervo e cunho pessoal dos mais honestos e inconformados.

Mais informações e inscrições AQUI.