BOCA SUB21

Elementos da BoCA Sub21 de 2017 © Bruno Simão

 

A BoCA Sub21 é um projeto que nasceu na primeira edição da bienal de artes contemporâneas BoCA, em 2017, que decorre todos os anos, durante cerca de 3 meses. Em 2021 serão constituídos três grupos, cada qual reunirá numa das cidades da bienal BoCA: Lisboa, Almada ou Faro.

A BoCA Sub21 é sobretudo um espaço de possibilidades para que “coisas” aconteçam. Quem vai decidir que coisas vão acontecer é um grupo de jovens, com idades entre os 16 e 21 anos, que vão usar mas não abusar de um espaço privilegiado dentro da bienal de artes transversal, desafiadora, inovadora, com vontade de viver no seu tempo e que contempla artes visuais, artes cénicas, performance e música.

A BoCA Sub21 é uma plataforma crítica e autoral, onde a voz de uma geração pode transformar o mundo ou não, mas vai pô-lo a andar. O seu principal formato é a partilha contínua de um espaço de encontro, de aprendizagem e de cruzamentos, que acontece num formato misto (sessões online e presenciais) e em desafios artísticos que podes responder através dos média/formatos que fores escolhendo (vídeo, fotografia, performance, croché, etc.) durante cada semana. O grupo reúne todos os sábados às 11h, em Julho, Setembro e Outubro, conversa, ri, debate, decide, escreve, constrói imagens, publica e implica o corpo e a mente em processos criativos e de aprendizagem.

A BoCA Sub21 é um laboratório artístico onde “coisas” acontecem; onde se experiencia uma troca artística inspirada no ciclo de programação BoCA Online e onde se ensaia o que é isto de ser espetador em casa. Através de encontros com artistas, visualizações de vídeos e filmes de artistas, desenvolvimento de ações performativas ou de festas.

Vem colocar questões, falar com artistas, desenvolver ideias, apresentar projetos e, quem sabe, contribuir para a construção da bienal BoCA do futuro. Queremos ouvir-te!


Queres fazer parte da BoCA Sub21?
A participação é gratuita.
Em breve disponibilizamos o formulário de inscrição.
Tens alguma dúvida? Escreve-nos para info@bocabienal.org

Quem se pode inscrever: jovens entre 16 – 21 anos, com ou sem experiência artística
Horários: todos os sábados, 11h-13h, entre 26 de junho e 30 de outubro 2021 (à excepção do mês de agosto, em que estamos de férias)
Local: cada grupo Sub21 reunirá presencialmente numa das cidades da bienal BoCA 2021 (Lisboa, Almada ou Faro)


Coordenação:
 Sara Franqueira
Assistência de coordenação: Lucía Vives
Instagram: @bocasub21 #bocasub21

Tão novos e já com história
2021 – Lisboa, Almada, Faro
2020
– online
2019 – Lisboa (Carpintarias de São Lázaro), Porto (Museu Nacional Soares dos Reis), Braga (Arte Total)
2017 – Lisboa (Centro Nacional de Cultura)