Não existem artigos para mostrar.
Concerto
Quem são os novos migrantes? E que desejos têm quando migram para o país que os colonizou? Prosseguindo com a sua investigação teatral, visual e sonora que desafia um olhar crítico sobre a relação histórica entre Portugal e a América Latina, o novo projeto de Tiago Cadete assume pela primeira vez o formato de uma instalação de grande escala, “Concerto”.
Esta instalação foi criada a partir de entrevistas a 30 migrantes originários de 20 países latino-americanos, a tentar a sua sorte em Portugal e em Espanha, cujos testemunhos compõem o texto desta instalação performativa. Na Fábrica da Cerveja, em Faro, ouvimos uma sinfonia migrante, um concerto que se constitui por múltiplas vozes de migrantes latino-americanos. A capacidade de escuta e de curiosidade que se ativa no espectador, através de 20 colunas de som apontadas na sua direção, torna-os testemunhas e cúmplices de uma partitura sonora que revela processos migratórios contemporâneos em justaposição com a história colonial. Um concerto que nos faz projetar, através da escuta e imaginação, o corpo e os processos de travessia que cada um deles fez até chegar ali, à nossa frente.
Criação, desenho de som e luz: Tiago Cadete
Desenho de som: Nico Espinoza
Com a participação de: Alina Canosa; Alison Rojas; Angel Arteaga; Damariz Ushiña; Danitsa Cabrera López; Elida Hernández; Emilsón Henry; Esther Lozano; Ikebana Cabrera; llonka Flores; Jonathan Bonilla; Kevin Mazariegos; Leonela Rendón; Lucía de la Maza; Melody A.; Paulina Tovo; Roxana Gomez; S. Martínez; Sergio Del Rio; Thais Peixoto; Vinicio Figueredo
Produtora: Ana Lobato
Mediadores (PT): Jonnathan Zapata e Pablo Peixoto
Mediador (CAT): Laura Colomé
Tradução e transcrição: Diana Cadete e Lucía de la Maza
Assessoria de imprensa: Mafalda Simões
Teaser: Afonso Sousa e Tiago Cadete
Fotografias: Pedro Jafuno
Produção: Co-pacabana
Apoios: Servei de Nova Ciutadania; CNL Granollers; Casa-Atelier Vieira da Silva
Co-produção: ARTEMREDE (PT), em associação com os Municípios de Alcobaça e Pombal e Transversal (CAT), em parceria com o Município de Granollers, em Tandem no âmbito do projeto Stronger Peripheries: A Southern Coalition.
Residências: Casa Varela – Centro de Experimentação Artística e Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro (PT), CAM – Centre d’Arts en Moviment Roca Umbert (Centre for Moving Arts) e TAG – Teatre Auditori de Granollers / Llevant Teatre (CAT).
Residência técnica: Centro Cultural da Malaposta
Projeto financiado por: Stronger Peripheries: A Southern Coalition, co-financiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia e pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes