
inspirado em “A Play of Selves” de Cindy Sherman
Em meados dos anos 70, Cindy Sherman explorava várias manipulações da sua própria persona, experimentando maquilhagem e figurinos, para depois começar a explorar a fotografia. “A Play of Selves” é um conto visual constituído por uma série de 72 encenações fotográficas que a artista cria em torno de uma jovem perseguida por vários alter-egos que lutam dentro dela.
Esta “peça”, constituída por dezenas de fotografias da artista vestida de tantas personagens quanto de poses, foi oferecida pela BoCA ao encenador Marco Paiva para que servisse de inspiração à criação de um novo espetáculo do coletivo Crinabel Teatro.
Desenvolvendo um trabalho artístico continuado com jovens portadores de deficiência mental, o Crinabel Teatro é um projeto pioneiro no nosso país para o qual colaboram regularmente artistas e dramaturgos diferentes sob a direção de Marco Paiva.
Nesta nova criação, “Guia Prático para Artistas Ocupados”, a partir da peça de Cindy Sherman, são convidados a colaborar o realizador de cinema Edgar Pêra e a plataforma de música Digitópia, da Casa da Música, que se baseia nas novas tecnologias para expandir os domínios da música digital e eletrónica. Explorando o sentido mais primário das diferentes formas de narrativa, o objetivo é criar uma forma estrutural simples para conteúdos complexos.
Em “Guia Prático”, os criadores, juntamente dos 13 intérpretes, desafiam a fronteira entre a ficção e a realidade, tentando encontrar, entre o universo criativo da fotógrafa Cindy Sherman e o deles, uma possibilidade de alterar formas e conteúdos paradigmáticos, colocando em causa os sentidos absolutos.
Co-produção