Na última década, a artista alemã Anne Imhof tornou-se uma das protagonistas de uma nova geração de das artes visuais e perfomativas. A sua obra “Untitled (Wave)” (2021), protagonizada pela sua companheira e colaboradora Eliza Douglas, é apresentada aqui na Capela Albertas do Museu Nacional de Arte Antiga, uma capela anteriormente habitada apenas por mulheres em reclusão. Com esta incursão na imagem em movimento, a artista cria ressonâncias sobre o feminino, a adoração e a imaterialidade. Também parece referir-se à história da arte e do discurso estético, em particular ao conceito de sublime, associado no período romântico à contemplação da natureza, em particular de paisagens inóspitas ou desoladas, que geram no espectador uma sensação de pequenez face à grandeza do universo.
No vídeo, uma mulher, nua da cintura para cima, vestida simplesmente com calças de fato treino, longos cabelos negros, com os pés mergulhados à beira mar, onde as ondas rolam na areia, empunha um chicote. Eliza Douglas é a performer dessa visão que emoldura o corpo feminino, desafiador, batendo as ondas do mar, diante da imensidão desse horizonte de águas rebeldes.
Aparentemente, há uma ação única e repetitiva – chicotadas – variando de sentido à medida que se replica, divergindo no ritmo, nos círculos que o movimento do braço acompanhado do corpo traça no ar antes de infligir agressão à água.
Anne Imhof
Untitled (Wave)
3 setembro – 17 outubro
Lisboa – Museu Nacional de Arte Antiga Bienal 2021 vídeo-instalação
- Sessões
03.09 – 17.10.21
Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
10:00, 18:00
excepto: segunda(s)
- Bilhetes
- O bilhete do MNAA dá acesso à instalação
- Bilheteira do MNAA
- Informação adicional
- Anne Imhof, Untitled (Wave), 2021
- Cortesia da artista, Galerie Buchholz, Sprüth Magers
- 30”19
- Com
- Eliza Douglas
- Direção
- Jean-René Étienne, Lola Raban-Oliva
- Música
- Eliza Douglas, Minor Chord, 2020
- Apoio
- Museu Nacional de Arte Antiga