Bienal 2021 – Prove You’re Human

Berru
Sobre um Futuro de Coexistência

3 outubro

Cacilhas – Lisnave Bienal 2021 intervenção artística

Quando faço um ambiente chamado Voglio vedere le mie montagne quero afirmar um arquétipo interior da ideia de montanha: as montanhas do self.
Joseph Beuys, 1979

No ano em que se celebra o centenário do nascimento de Joseph Beuys (1921-1986), a BoCA cria o projeto “A Defesa da Natureza”, um projeto artístico colaborativo que promove novas criações artísticas no espaço natural.
Com curadoria de Delfim Sardo e Sílvia Gomes, “Quero ver as minhas montanhas” conta com a participação dos artistas Sara Bichão, Diana Policarpo, Dayana Lucas, Gustavo Sumpta, Gustavo Ciríaco, Musa paradisiaca e Berru.
A premissa propõe aos artistas convidados olharem o legado de Beuys, ao mesmo tempo que observam as suas próprias montanhas, ou o seu ‘eu’ interior.
A partir de fundamentações e géneros artísticos diversos, que vão das artes plásticas às artes performativas, cada artista é convocado a conceber uma intervenção inédita a ter lugar junto ao mar, ao rio ou num espaço verde, nutrindo afinidades entre arte e natureza.
São 7 sessões únicas, durante os 7 fins de semana da bienal, distribuídas entre Lisboa, Almada e Faro.


Berru – “Sobre um futuro de coexistência”

O coletivo Berru desenvolve um trabalho que reflete sobre a relação íntima do ser humano com a máquina. Nesta performance, implementam um sistema que transfere propriedades acústicas de um fluído para uma estrutura metálica e cria uma nova relação entre uma entidade viva, o rio e uma ponte, um objeto inerte e imóvel.

Uma relação que no passado era baseada num princípio utilitário e de eficácia é agora reativada num outro campo, numa dimensão sensorial e contemplativa sobre um futuro de coexistência.

Produção

Sessões

03.10.21

Lisnave, Cacilhas

15:00, 19:00
Informação do evento
Instalação duracional. O público pode entrar e sair livremente.
Pórtico – Lisnave, Cacilhas – Almada (15min a pé do Cacilheiro, antigo Estaleiro da Margueira).
Link Google Maps aqui
Classificação etária
M/6
Curadoria
Delfim Sardo e Sílvia Gomes
Artistas
Sara Bichão, Diana Policarpo, Dayana Lucas, Gustavo Sumpta, Musa paradisiaca, Coletivo Berru e Gustavo Ciríaco
Produção
BoCA
Parcerias de investigação
Instituto Superior de Agronomia / Centro de Ecologia Aplicada, Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade Nova CENSE, Universidade do Algarve / CENSE
Apoio
Baía do Tejo, Liga para a Protecção da Natureza
Parceiro instituciona
República Portuguesa / Ministério da Cultura