O modo como nos co-relacionamos ou como nos afetamos mutuamente, numa permanente interdependência, é um princípio que atravessa muitas das obras da artista visual Andreia Santana. “Overlapses, Riddles & Spells” é um projeto que contempla uma instalação inédita com obras de vidro e ferro.
As esculturas serão vocalizadas por António Poppe (poeta e artista visual), semeando bactérias nos objetos através do sopro, sonorizadas por João Polido (músico), dando a ouvir sons quase imperceptíveis ou direcionados para outros seres, e usadas enquanto cápsula, extensão ou prótese do corpo, pela performer Vânia Doutel Vaz.
Em “Overlapses, Riddles & Spells”, Andreia Santana concebe um espaço híbrido e mutante, que serve de receptáculo para objetos metamórficos em constante movimento serem acionados através de performance, poesia e som, enfatizando a co-relação e interdependência entre seres desenhada a partir da leitura dermatológica das obras.
Posteriormente à apresentação no CCB de “Overlapses, Riddles & Spells”, a instalação será adaptada e apresentada numa versão expositiva no Reservatório da Patriarcal / Museu da Água (Lisboa) até 17 de outubro. Aqui mais detalhes.
Produção e comissão