Bienal 2019 – Ecotemporaries

Jonathan Uliel Saldanha
Scotoma Cintilante

9 – 30 abril

Porto – Auditório Ilídio Pinho - Edifício das Artes / Universidade Católica, Teatro Nacional de São Carlos Bienal 2019 performance, música

Músico de visceralidades sonoras e performativas, formado em artes visuais, produtor, criador multifacetado, Jonathan Saldanha é mestre xamânico das novas tecnologias e linguagens artísticas, num mundo de pós-produção onde a futurologia tem raíz tribal e ritualística. Jazz, hip hop, eletrónica, gestos de composição entre a música, a performance e as artes visuais, Jonathan move-se numa permanente reformulação e resignificação inventiva do já existente no mundo. Depois de peças como “Oxidation Machine” (2016), “O Poço” (2017) ou “SØMA” (2018), e com um percurso pluridisciplinar que já o levou ao Primavera Sound, Sónar, OUT.FEST, Palais de Tokyo, entre outros, apresenta agora na BoCA “Scotoma Cintilante”, concerto-performance para coro misto de cegos e partitura gráfica tridimensional.

A superfície de uma máquina-escultura é a matéria inanimada que opera a mutação sobre a voz no tempo. Partindo de uma mundivisão onde a relação tátil com a matéria inanimada é a fonte primordial da construção do som, este concerto-performance inscreve-se entre matéria e anima, pré-linguagem e superfície, operando a intercepção de quatro eixos distintos: o aparelho vocal humano; a mediação de uma linguagem háptica; a refração como mecanismo tático de mutação e rematerialização do tempo; e a camuflagem da palavra pela voz. Projeto de investigação que surge a convite da Escola das Artes – UCP para o desenvolvimento de uma peça vocal que reflete os arquétipos da paixão de Cristo, desenvolvido em residência artística.

Co-produção

Sessões

09.04.19

Auditório Ilídio Pinho - Edifício das Artes / Universidade Católica, Porto

19:30

Estreia Mundial

30.04.19

Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa

20:00
Direção e concepção
Jonathan Uliel Saldanha
Maestrina
Ivelina Kavrakova
Coro
Ver Pela Arte
Mecanismo de refração coral
Pedro Monteiro
Desenvolvimento e construção escultura
André Perrotta
Desenho 3D
Ricardo Megre
Corporalidade
Catarina Miranda
Superfície
Diogo Tudela
Apoio à investigação
Álvaro Balsas
Imagem de divulgação
Jonathan Saldanha e Ricardo Megre
Co-produção
Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa, BoCA, SOOPA
Apoios
Direção-Geral das Artes, Fundação GDA, Católica Porto 40 anos, Centro Nacional de Cultura e ACAPO