Bienal 2023 – Presente Invisível

Paul B. Preciado
Eu Sou o Monstro que vos Fala

17 setembro

Lisboa – Culturgest Bienal 2023 Espetáculo

O filósofo e um dos principais ideólogos da teoria queer, Paul B. Preciado, proferiu no outono de 2019 um discurso para 3.500 psicanalistas reunidos nas Jornadas da Escola da Causa Freudiana, em Paris. Retomando o texto de Franz Kafka em que um macaco que aprendeu a linguagem humana se dirige a uma academia de cientistas, Paul B. Preciado dirige-se a uma assembleia de psicanalistas como um homem trans e uma pessoa de género não binário, não só para denunciar a violência estrutural que a psiquiatria, a psicologia e a psicanálise infligem às pessoas consideradas homossexuais, trans, intersexuais ou não-bináries, mas também para convidar a psicanálise a abrir-se às mutações de género e sexuais que estão a ter lugar na contemporaneidade. Desde a jaula de “homem trans”, diagnosticado pela psicanálise como “doente mental” e “de género disfórico”, afirmou: “Eu sou o monstro que vos fala. O monstro que vocês próprios construíram com o vosso discurso e as vossas práticas clínicas. Eu sou o monstro que se levanta do divã e toma a palavra.”

O espetáculo biopolítico de Preciado sai agora do livro e entra em palco. O texto passa agora a ser um monólogo coletivo lido a cinco vozes, dirigido não apenas à comunidade psicanalista mas a cada um de nós e à nossa capacidade de abraçar a mudança e imaginar uma nova utopia. “Há uma proximidade histórica das pessoas que fomos expulsas do espaço público e que fomos empurradas para o espaço teatral”, diz Preciado.

Sessões

17.09.23

Culturgest, Lisboa

17:00
Duração
120 min
Classificação etária
M/14
Bilhetes
15€
Comprar bilhetes
Descontos
50% para menores de 30 anos, pessoas com deficiência e acompanhante e desempregados;
30% para estudantes, maiores de 65 anos e profissionais do espetáculo, funcionários e reformados do Grupo CGD (até 2 bilhetes);
20% para titulares de cartão CGD, que o utilizem como meio de pagamento e grupos +10 pessoas;
5€ para menores de 18 anos.
Texto e direção
Paul B. Preciado
Com
Alex Silleras, Bambi, Víctor Viruta, Andy Díaz, Fabi Hernández
Colaboração artística cénica
Tanja Beyeler, Natalia Álvarez Simó
Assistência artística
Alexandru Stanciu
Coordenação técnica
Bela Nagy
Produção
Elena Martínez – ElenaArtesescenicas, em colaboração com Centro de Cultura Contemporánea Conde Duque
Apoio à apresentação
Mais França / Instituto Francês de Portugal
Equipe
Equipa Conde Duque
Desenho de luz
Paco Ariza / Daniel Checa
Coordenação
Gabi Belvedere
Registo
Conde Duque Gema Monja
Agradecimentos
Luis Luque, Cartola Ferrer, Jessica Velarde, Equipa CCC Conde Duque e Ayuntamiento de Madrid
Este espetáculo é apresentado no âmbito da Noite das Ideias, com o apoio do Institut Français e do projeto MaisFRANÇA, uma temporada concebida pelo Institut Français du Portugal com o apoio dos mecenas Claude & Sofia Marion Foundation, JCDecaux, BNP Paribas, Mexto e Credibom.