Bienal 2019 – Ecotemporaries

Jonas & Lander
Coin Operated

19 – 20 abril

Lisboa – Museu Nacional dos Coches Bienal 2019 performance

Imaginem o Museu dos Coches com dois cavalos a motor, daqueles operados a moedas, estáticos, com Jonas & Lander sentados. Para que algo aconteça o público tem de inserir uma moeda na ranhura dos cavalos. O código é conhecido por todos desde a infância. No entanto, aqui o resultado dá origem a diferentes momentos performativos que podem ir desde o cantar ao dançar sozinho ou a dois, um discurso ou uma dissertação acompanhada à guitarra ou um grupo que irrompe o espaço a dançar a pares um slow. E tudo isto, com a duração que uma moeda “compra”.

“Coin Operated” surge de um convite da BoCA a Jonas & Lander, para criarem uma peça para um museu, onde o diálogo com o público é direto e dependente do mesmo. Jonas & Lander desenham uma nova relação com o espetador, em que o mesmo passa a ter um papel ativo na consequência da ação artística, potencializando diversas e surpreendentes cenas a cada apresentação, ou seja, a duração de cada moeda inserida nos cavalos.

As canções, discursos, dissertações, curiosidades históricas, todas as ações e informações na/da performance traduzem a simbologia do visível: um homem montado a cavalo e tudo o que esse momento de domesticação envolve e envolveu durante o período de forja das civilizações. Toda a relação económica e de poder, de conquista de território, de escravatura, da montada das classes sociais mais poderosas nas menos afortunadas; todos estes assuntos serão dissecados em sequências performativas. Enquanto existir uma moeda.

Co-produção

Sessões

19 – 20.04.19

Museu Nacional dos Coches, Lisboa

15:00, 16:15

Estreia Mundial

Informação de sessões
2 sessões por dia: 15:00 + 16:15h
Duração
45 min
Bilhetes
Aplica-se o preço de entrada no Museu dos Coches:
8€
4€ estudantes e Cartão Jovem
Entrada livre a 19 Abril (feriado) até às 14:00h, sendo que a performance inicia às 15:00h

+ info: http://museudoscoches.gov.pt
Direção artística, coreografia e interpretação
Jonas Lopes e Lander Patrick
Gestão e produção
Patrícia Soares
Produção
Sinistra Associação Cultural
Co-produção
BoCA
Fotografias
Bruno Simão
Residência artística
O Espaço do Tempo