Bienal 2019 –

Pedro Barateiro
A Viagem Invertida

17 abril – 7 dezembro

Lisboa – Teatro Nacional D. Maria II; Barcelona – Caixa Forum; Santiago do Chile – Matucana 100 Bienal 2019 performance, Instalação

O projeto de Pedro Barateiro, “A Viagem Invertida”, é uma performance comissionada pela BoCA em 2019 e que colocou Pedro Barateiro a trabalhar no palco na Sala Garrett do TNDMII. A performance foi, também, apresentada no contexto da exposição “En Caída Libre”, com curadoria de João Laia, na Caixa Forum Barcelona.

Tendo como paisagem a exploração das minas de lítio em Portugal, “A Viagem Invertida” é uma performance inspirada no livro “Queda sem fim, seguido de Descida de Maleström, de Edgar Allan Poe”, escrito por José A. Bragança de Miranda.

“A Viagem Invertida” é a obra performativa e instalativa mais complexa que o artista concebeu até à data, uma obra pensada para o palco e construída a partir do texto, esculturas e um vídeo, que dão continuidade a algumas das questões levantadas anteriormente na obra de Barateiro. Conta também com a interpretação do próprio Pedro Barateiro, de Lula Pena, do bailarino Luís Guerra, e composição musical e interpretação de Raw Forest (Margarida Magalhães).

O lítio é o componente principal na fabricação de baterias de computadores, tablets e telemóveis, mas é também utilizado para tratar estados de depressão e bipolaridade, como estabilizador de humor. Recorrendo à substância e às suas utilizações, o projeto representa um mapa da condição contemporânea, iluminando a forma como diferentes narrativas se conectam e contrariando a sua apresentação habitual como fenómenos independentes. Entre as questões abordadas incluem-se a inscrição do modelo económico actual na história do colonialismo e a relação de ambos com o passado e o presente do extrativismo material e simbólico. É também examinada a forma como estas dinâmicas participam da atual situação de emergência ecológica e humanitária.

Produção

Sessões

17 – 18.04.19

Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa

18:00, 21:00

25.09.19

Caixa Forum, Barcelona

19:00

07.12.19

Matucana 100, Santiago do Chile

12:00, 18:00
Conceção, texto, vídeo, esculturas e interpretação
Pedro Barateiro
Coreografia e interpretação
Luís Guerra
Composição musical e interpretação
Raw Forest (Margarida Magalhães)
Interpretação
Lula Pena
Produção
BoCA
Co-produção
Teatro Nacional D. Maria II
Agradecimentos
André Guedes, Miguel Pereira, Sofia Matos, Companhia Olga Roriz, Construções Sampaio
Apoio à apresentação em Santiago do Chile
Instituto Camões / Embaixada de Portugal em Santiago do Chile
Apoio à internacionalização
Direção-Geral das Artes / Ministério da Cultura
Apoio logístico e técnico
Matucana 100, Vaivém
Vídeo promo aqui